<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><rss xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/" version="2.0">
<channel>
<title>Engenharia Química</title>
<link>http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/500</link>
<description/>
<pubDate>Sat, 25 Apr 2026 14:05:16 GMT</pubDate>
<dc:date>2026-04-25T14:05:16Z</dc:date>
<item>
<title>Avaliação da interferência da porosidade do carvão ativado na captura de CO2 em coluna de adsorção de bancada</title>
<link>http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/986</link>
<description>Avaliação da interferência da porosidade do carvão ativado na captura de CO2 em coluna de adsorção de bancada
Nascimento, Olindaiany Aparecida
A adsorção vem ganhando espaço na separação de gases, devido ocorrer em espaço reduzido e com materiais adsorventes eficientes e econômicos. A operação unitária de adsorção, ocorre em uma coluna, em que o material adsorvente captura o adsorvato, fluido de interesse ou poluente. Esse processo tem inúmeros fatores que interfere na eficiência da separação, e a porosidade do adsorvente é uma delas, a qual também está diretamente relacionada com a área superficial interna do mesmo. Para avaliação desse fator, este trabalho teve por objetivo analisar a interferência da porosidade do carvão ativado, CAG e CAP, na capacidade de adsorção do CO2. Os métodos utilizados foram: estudo da isoterma de equilíbrio, por meio teórico, e em seguida experimento em coluna de adsorção de bancada, ambos para estimar a capacidade de adsorção de CO2. Na avaliação da porosidade foi realizada a comparação dos resultados obtidos do experimento em bancada e da célula de ensaio de porosidade para ambos os carvões. Os resultados apontaram que o CAG possui maior capacidade de adsorção CO2, de 149,67 mg de CO2 /g de carvão, se comparado com o CAP, com 139,67 mg de CO2 /g. O CAG apresentou valores de porosidades menores sendo elas:eb: 0,25; ep: 0,35 e eT: 0,505, e área da superfície interna de 1.006 m2/kg, comparados com o do CAP: eb:0,35; ep: 0,55 e eT 0,71 e área de superfície interna de 223,9 m2/kg. A avaliação permitiu a compreensão de que a eficiência de um adsorvente se deve a materiais porosos com maior área de superfície interna. As porosidades tanto da partícula quanto do leito devem ser inversamente proporcionais, em que a porosidade da partícula seja alta e a porosidade do leito baixa, evitando assim o maior volume de vazios no leito e proporcionando melhor capacidade máxima de adsorção do adsorvente.
Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga, Formiga, 2018.
</description>
<pubDate>Thu, 08 Nov 2018 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/986</guid>
<dc:date>2018-11-08T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>A importância do sistema de gestão de qualidade nas empresas</title>
<link>http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/964</link>
<description>A importância do sistema de gestão de qualidade nas empresas
Rodrigues, Vinícius Cândido dos Santos
Os conceitos relacionados à qualidade vêm mudando constantemente e influenciando os estilos de gestão do cenário empresarial atual. Segundo a norma portuguesa EN ISO 9001  um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) permite criar o enquadramento certo para a melhoria contínua, de modo a incrementar a probabilidade de aumentar a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas. A criação da norma ISO 9001 foi um importante passo para o estabelecimento e evolução dos conceitos de qualidade entre as organizações de todo o mundo, trazendo um novo modelo de sistema de gestão. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura, destacando a evolução histórica dos conceitos da qualidade e no que se refere ao SGQ, e a importância de sua implementação dentro de uma organização como forma de otimizar os seus processos, produtos ou serviços, garantindo a satisfação do cliente e a sua permanência no mercado. Contudo, foi observada a necessidade das empresas de ter conhecimento das políticas da qualidade para manterem os seus processos sob controle, pois o SGQ e as ferramentas tiveram uma grande importância nos casos estudados, onde as mesmas forneceram dados fundamentais para o entendimento das razões dos problemas e a indicação de soluções para extingui-los.
Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga, Formiga, 2018.
</description>
<pubDate>Tue, 13 Nov 2018 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/964</guid>
<dc:date>2018-11-13T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Metodologias alternativas ao uso de testes in vivo em avaliações de produtos cosméticos</title>
<link>http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/963</link>
<description>Metodologias alternativas ao uso de testes in vivo em avaliações de produtos cosméticos
Campos, Poliany Silva
Cosméticos são produtos de uso externo, produzidos a partir de substâncias naturais ou sintéticas, com função de limpar, perfumar, melhorar a aparência e corrigir odores corporais. A eficácia de produtos cosméticos é dependente da penetração destes nas camadas da pele, sem causar irritação, sensibilidade, sensação de desconforto ou efeito sistêmico. Para que uma substância possa ser utilizada na fabricação de produtos cosméticos, é necessário provar que ela não será prejudicial. Baseada na legislação europeia, a ANVISA segue uma ampla lista de substâncias controladas. Entretanto, substâncias proibidas na Europa ainda são utilizadas no Brasil com determinadas restrições como os ftalatos, o formol, o triclosan e os parabenos. O produto cosmético deve ser seguro nas condições normais e previsíveis de uso, e, para isso, uma série de testes deve ser realizada. Mediante a vasta gama de metodologias para os testes de segurança dos produtos cosméticos, ensaios biológicos vêm sendo muito utilizados atualmente. Com o intuito de minimizar o sofrimento causado aos animais de laboratório, têm-se buscado a validação de metodologias alternativas eficazes na determinação da toxicidade e na garantia de segurança dos cosméticos e produtos correspondentes, baseando-se no princípio dos 3 R’s. Dos animais que mais se assemelham biologicamente com o ser humano o porco e o macaco se sobressaem, porém, os testes são feitos com animais comuns e de fácil manuseio, encontrados em laboratório, como ratos e coelhos. Métodos alternativos são aceitos desde que comprovem a segurança do produto cosmético, mas em situações específicas utilizam testes in vivo para demonstração real do efeito do produto em um organismo vivo. Nenhum método individual é capaz de substituir o uso completo de testes em animais, mas uma combinação estratégica de métodos como teste in vitro, modelos computacionais e estudos clínicos pode levar à completa substituição de testes in vivo. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a substituição de testes cosméticos in vivo, pela utilização de testes alternativos que comprovem a eficácia e a segurança dos produtos cosméticos.
Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga, Formiga, 2019.
</description>
<pubDate>Tue, 05 Nov 2019 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/963</guid>
<dc:date>2019-11-05T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Estudo da produção de bioherbicidas em substituição aos herbicidas atualmente utilizados</title>
<link>http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/962</link>
<description>Estudo da produção de bioherbicidas em substituição aos herbicidas atualmente utilizados
Silva, Nayara Almeida
O aparecimento de plantas daninhas nos cultivos são um dos principais problemas enfrentados pelos agricultores, pois estas são responsáveis por grandes perdas na produtividade. O controle dessas pragas é realizado basicamente através de produtos sintéticos, conhecidos como herbicidas. No entanto, o uso contínuo e incorreto dessas substâncias químicas acarreta em resultados negativos para o meio ambiente e também para a saúde humana como: a contaminação dos ecossistemas, a contaminação dos alimentos por resíduos químicos, a intoxicação de trabalhadores e o surgimento de biótipos de plantas daninhas resistentes a diversos mecanismos de ação dos herbicidas. Dessa forma, a busca por alternativas ao uso desses produtos agrícolas constitui num dos desafios para o cultivo mais sustentável. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um estudo sobre a produção de bioherbicidas que se destacam como uma mudança ao controle convencional. Além de avaliar as perspectivas e as potencialidades como formas de manejo de plantas daninhas, em aspectos ambientais, econômicos e produtividade. Assim, foram abordados diversos estudos envolvendo produção de bioherbicidas a partir de fungos, bactérias e plantas, sendo que muitos deles apresentaram grande eficiência de controle, principalmente relacionados aos processos de germinação e desenvolvimento das plantas daninhas. Porém, considerando os resultados obtidos, há uma barreira significativa para o desenvolvimento em larga escala de muitos bioherbicidas, além de sua produção ser considerada um processo complexo que demanda muito investimento e tempo.
Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga, Formiga, 2019.
</description>
<pubDate>Thu, 07 Nov 2019 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/962</guid>
<dc:date>2019-11-07T00:00:00Z</dc:date>
</item>
</channel>
</rss>
