DSpace Repository

Influência do fator econômico nas vendas: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em uma empresa revendedora de material elétrico e hidráulico em Formiga-MG

Show simple item record

dc.contributor.author Vilela, Núbia Daniêsca
dc.contributor.mbanca Ébias, Daniel Gonçalves
dc.contributor.mbanca Oliveira, Jussara Maria Silva Rodrigues
dc.contributor.orientador Oliveira, Jussara Maria Silva Rodrigues
dc.date.accessioned 2018-11-22T22:41:22Z
dc.date.available 2018-11-22T22:41:22Z
dc.date.defesa 2018-10-23
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/657
dc.description TCC (Graduação em Administração) - Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Em momentos de crise econômica, o estudo sobre o comportamento do consumidor torna-se primordial para a sobrevivência das organizações, uma vez que fatores sociais, culturais, pessoais e econômicos influenciam sistematicamente nesse comportamento. Dessa maneira, ao buscar conhecer os fatores determinantes para a decisão de compra, torna-se possível o estabelecimento de estratégias capazes de propiciar às organizações o alinhamento de suas metas às necessidades de seu público-alvo, objetivando obter melhores resultados em situações adversas economicamente. Sob essa ótica, este estudo buscou conhecer o comportamento do consumidor de uma empresa que atua no setor de materiais elétricos e hidráulicos, no intuito de estabelecer um direcionamento das ações e alavancar o consumo no mercado. Para alcançar os objetivos estabelecidos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguida por um estudo descritivo. Para a coleta dos dados foram aplicados 150 questionários direcionados aos clientes de uma empresa que atua no setor de revenda de material elétrico e hidráulico, localizada no município de Formiga, região Centro-Oeste de Minas. Posteriormente, foi desenvolvida uma entrevista na qual se procurou conhecer a percepção do gestor da referida empresa. Os resultados encontrados demonstraram que os consumidores, além de manterem seu foco em questões voltadas para a qualidade e o preço dos produtos, têm atentado para aspectos considerados intangíveis como o atendimento e a cortesia, que representam fontes relevantes para a promoção de sua satisfação. Observou-se, também, a coerência entre as estratégias adotadas pelo gestor de empresa e os interesses dos respondentes apontados nesta pesquisa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Vendas a varejo pt_BR
dc.subject Comportamento do consumidor pt_BR
dc.subject Economia de mercado pt_BR
dc.title Influência do fator econômico nas vendas: um estudo sobre o comportamento do consumidor, em uma empresa revendedora de material elétrico e hidráulico em Formiga-MG pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account