Resumo:
A presença da automação na economia global é cada vez maior e já ultrapassou as fronteiras das instalações industriais. A integração de dispositivos automáticos com ferramentas matemáticas e organizacionais tem proporcionado a criação de sistemas complexos aplicados a várias atividades humanas. A automação de processos industriais tem como principais objetivos alcançar maior produtividade, qualidade, aumentar a flexibilidade e reduzir custos de produção.
Baseado na hipótese de que a implantação de sistemas automatizados, em parte do processo de beneficiamento do minério de grafita em sua etapa de concentração básica, resulte no aumento dos índices de recuperação do minério otimizando o uso dos recursos disponíveis. Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso onde foram levantadas as necessidades do processo, efetuados testes em escala piloto de forma a monitorar e analisar os efeitos de algumas variáveis e propor melhorias para o sistema.
Os dados apresentados graficamente na pesquisa foram obtidos mediante a realização de amostragens do processo atual e testes realizados em uma planta montada em escala piloto com alto nível de automação. Os fluxogramas apresentados correspondem ao processo atual e ao projeto do novo fluxograma com a inserção dos instrumentos de medição e controle. A descrição do processo apresentada também é de suma importância para o entendimento do trabalho.
De posse dos resultados é possível destacar a vantagem competitiva mediante a automação do processo, reduzindo os desperdícios aumentando os níveis de informação e diagnósticos e ainda oferecer subsídios para os sistemas de supervisão, manutenção e tomada de decisão.
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Engenharia de Produção. Orientador: Daniel Gonçalves Ebias