Resumo:
Estudo de caso sobre as competências informacionais do profissional bibliotecário
aplicado na Biblioteca Ângela Vaz Leão do Centro Universitário de Formiga – UNIFOR em Formiga - MG, em 2011. Objetiva analisar se o perfil das bibliotecárias
alocadas na Biblioteca Universitária Ângela Vaz Leão do Centro Universitário de
Formiga - UNIFOR está alinhado ao perfil proposto pela análise realizada por Faria
et al. (2005), com base nas competências pessoais do profissional da informação,
descritas na Classificação Brasileira de Ocupações e as competências requeridas
pelas organizações, diante das novas tecnologias da informação. Esta pesquisa visa
traçar um perfil atual e realístico a partir das competências apresentadas por
profissionais bibliotecários no ambiente acadêmico. Busca descrever a importância
do bibliotecário para a sociedade e esclarecer sobre a definição de biblioteca
universitária, para fins de sustentação teórica. Focaliza as competências a serem adquiridas pelas bibliotecárias universitárias diante as tecnologias da informação
para que possam ser aptas a utilizarem estes novos recursos tecnológicos a fim de satisfazer as exigências informacionais da sociedade do conhecimento. Questiona: o
profissional bibliotecário apresenta, na pratica de sua profissão, as competências
apresentadas por Faria et al. (2005), frente as novas tecnologias da informação? O
desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade tem contribuído para um novo
posicionamento do profissional bibliotecário quanto à sua atuação na biblioteca,
diante das novas tecnologias disponíveis. Na sociedade contemporânea, na qual busca de informações pertinentes e atuais são constantes, o papel desempenhado
pelos profissionais bibliotecários assume um patamar de suma importância para a comunidade acadêmica e os usuários em geral, ao facilitar o acesso rápido e preciso às informações, independente do seu formato. A este profissional da informação,
cabe inovar sua forma de atuação, adotar uma postura inovadora se adequando ao
novo perfil exigido pela sociedade, buscando constantemente novos meios que
facilitem o tratamento e a disseminação da informação, de modo que traga uma
maior qualidade e confiabilidade na prestação de serviços à comunidade. A
pesquisa realizada define-se como descritiva exploratória, baseada no método
indutivo, de cunho qualitativo, recorrendo ao delineamento de estudo de caso único
e utilizou como instrumento de pesquisa a entrevista estruturada, aplicada às
bibliotecárias alocadas na biblioteca Ângela Vaz Leão do UNIFOR, possibilitando a
descrição de seus perfis profissionais e a comparação com as competências
propostas pela análise realizada por Faria et al. (2005). Os resultados obtidos
revelam que o perfil apresentado pelas bibliotecárias é compatível com o perfil
apresentado por Faria et al. (2005) e que as competências são interdependentes
entre si. Conclui, enfatizando sobre a importância de se ter noção do
interrelacionamento das competências profissionais e sobre a importância do desenvolvimento de tais competências para um melhor desempenho profissional.
Conclui também que as novas tecnologias de informação determinam as ações do bibliotecário universitário e que este deve deter as competências necessárias para
que seja apto a assumir a responsabilidade de mediar o acesso às fontes tecnológicas de informação.