dc.description.abstract |
Trabalho de conclusão de curso referente à aplicabilidade da normalização bibliográfica nos trabalhos acadêmicos sob a ótica de professores e bibliotecários atuantes no Centro Universitário de Formiga – UNIFOR. Objetiva analisar o papel das normas técnicas na feitura dos trabalhos acadêmicos, a dificuldade apresentada pelos alunos, a visão dos docentes e bibliotecários envolvidos no processo de produção científica. Questiona-se: Qual a importância da normalização bibliográfica na elaboração de trabalhos acadêmicos? A normalização bibliográfica é uma atividade reguladora, unificadora de formatos, procedimentos, a qual objetiva facilitar o registro, a transferência e a recuperação de informações, garantindo ainda uma padronização que facilita o uso e a disseminação de conteúdos dos documentos. A universidade, para bem cumprir suas três funções básicas de ensino, pesquisa e extensão, incentiva a adoção dessas normas nos trabalhos acadêmicos em geral, já que o uso dessas regras garante os padrões formais para a apresentação gráfica dos trabalhos, proporcionando-lhes qualidade. Entretanto, os alunos em geral possuem dificuldade em compreender e aplicar essas regras, negligenciando seu uso. Assim, procurou-se, com esse trabalho, saber qual a visão dos profissionais da área biblioteconômica quanto à importância da normalização bibliográfica e quais as dificuldades de sua aplicação na elaboração de trabalhos acadêmicos, bem como saber em que medida a normalização bibliográfica facilita a produção científica e o seu registro por meio dos trabalhos acadêmicos. Como hipóteses iniciais foram apontadas o descaso que disciplina tão relevante possui perante a comunidade acadêmica e também o desconhecimento das normas até o ingresso do aluno no estudo universitário. As hipóteses foram confirmadas através da pesquisa de campo, a qual constatou tanto a importância da normalização na confecção dos trabalhos acadêmicos para aceitação da pesquisa na comunidade científica, quanto à dificuldade apresentada pelos estudantes devida ao fato de só tomarem conhecimento das regras ao ingressarem na universidade. Essa pesquisa objetiva tanto descrever a importância da normalização bibliográfica no feitio de trabalhos acadêmicos quanto identificar os tipos de trabalhos acadêmicos requisitados na universidade. Pretende-se ainda explanar sobre comunicação científica, as funções da universidade bem como apresentar as etapas de elaboração das normas bibliográficas e seus processos de atualizações efetuados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, que é o Fórum Nacional de Normalização. Classifica-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujo instrumento de pesquisa escolhido foi a entrevista. Conclui-se que a disciplina Metodologia Científica deve ser ministrada tanto nos períodos iniciais quanto nos períodos finais da graduação e que os professores de todas as matérias devem ser orientados a exigirem de seus alunos a aplicação das regras de normalização em todos os trabalhos. |
pt_BR, en |