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Trabalho de conclusão de curso referente às linguagens documentárias. Visa a analisar a evolução das linguagens documentárias, apresentando conceitos, características, peculiaridades, desde as linguagens documentárias tradicionais ás atuais. Justifica-se o estudo pela relevância da indexação na recuperação na informação, tendo sido o motivo da escolha a afinidade com o tema e o reconhecimento da necessidade de adequação da linguagem adotada em cada sistema de recuperação da informação às características dos usuários. Questiona-se: quais os fatores interferentes na evolução das linguagens documentárias. Parte-se do pressuposto de que a informação sempre constitui no instrumento para construção do conhecimento e que, com o advento das tecnologias de informação e comunicação, aumenta-se consideravelmente a sua produção e o fluxo informacional. Consequentemente, exigiu-se uma evolução das linguagens documentárias para que pudessem acompanhar a evolução científica e tecnológica, indexando os documentos com maior eficiência. A eficácia na recuperação da informação depende fundamentalmente da representação dos conceitos na entrada da informação nos sistemas de informação. Pretende-se, assim, discutir as características evolutivas das linguagens documentárias através do método histórico. Aborda as classificações bibliográficas, CDD e CDU e facetada, Vocabulário Controlado, Tesauro, Taxonomia, Ontologia e Folksonomia. Apresenta alguns tipos de bibliotecas: digital, virtual, hibrida e universitária e algumas linguagens usadas na web. Nesta pesquisa bibliográfica, os resultados obtidos permitiram perceber que cada linguagem documentária apresenta seus pontos positivos e negativos, devendo ser adequada ao sistema de informação em que for implantada. Finaliza, recomendando estudos de natureza descritiva para conhecimento da experiência dos indexadores, conhecedores das linguagens documentárias e das necessidades informacionais dos usuários, para compatibilidade entre as linguagens. A indexação é uma área do conhecimento que exige estudo constantes devido ao seu caráter de subjetividade e ao seu objetivo precípuo de representação de conceitos e recuperação da informação. |
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