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A psicomotricidade é uma habilidade motora muito presente na vida do individuo,
pois está relacionada ao processo de maturação, visto que o corpo é a origem das
aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. O trabalho psicomotor contribui de
maneira significante para a formação do esquema corporal. Este estudo teve como
objetivo comparar os níveis de melhoria psicomotora em crianças praticantes com as
não praticantes de Ginástica Rítmica (GR). A pesquisa foi realizada em uma
academia que desenvolve um trabalho de GR e em uma escola pública da cidade de
Córrego Fundo/MG. A amostra foi composta por 8 alunas de 6 a 10 anos que
praticam a Ginástica Rítmica na academia e 8 alunas da mesma faixa que só
participam das aulas de Educação Física na escola. A escolha das alunas foi feita de
forma aleatória. Como instrumento de avaliação, foi utilizada uma Bateria
Psicomotora (BPM), proposta por ROSA NETO (2002), em que foram avaliados
alguns dos elementos básicos e que são mais desenvolvidos pela prática da GR
como o equilíbrio, a organização espacial e a motricidade global dessas crianças.
Foram excluídas da pesquisa as alunos que não apresentaram o TCLE assinado ou
que não compareceram nos dias combinados das aulas. Os testes foram aplicados
em duas aulas de dança nas alunas da academia e durante duas aulas de Educação
Física nas alunas da escola. De acordo com os resultados, as alunas que praticam
GR obtiveram média final em todos os testes realizados 10,1, ou seja, conseguiram
realizar a maioria dos testes aplicados com facilidade. Por outro lado, as alunas não
praticantes atingiram média final nos testes realizados de 7,9, demonstrando que
este grupo possui um desempenho psicomotor inferior ao das praticantes de GR.
Portanto, após a análise dos dados levantados e fundamentados no conteúdo
teórico, podemos confirmar a hipótese levantada no estudo, pois a prática da GR
pode interferir positivamente no desenvolvimento psicomotor de crianças. Sugere-se
que esta modalidade esportiva faça parte dos conteúdos programáticos das aulas de
Educação Física escolar, com a finalidade de propiciar aos estudantes estímulos
variados que favoreçam o seu desenvolvimento global. |
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