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Comparação da melhoria psicomotora em crianças de 6 a 10 anos praticantes de ginástica ritmica com crianças não praticantes

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dc.contributor.author Couto, Camila Mara do
dc.date.accessioned 2014-01-22T16:11:32Z
dc.date.available 2014-01-22T16:11:32Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/226
dc.description Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Educação Física. Orientadora: Luciane Alves Gianasi. pt_BR, en
dc.description.abstract A psicomotricidade é uma habilidade motora muito presente na vida do individuo, pois está relacionada ao processo de maturação, visto que o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. O trabalho psicomotor contribui de maneira significante para a formação do esquema corporal. Este estudo teve como objetivo comparar os níveis de melhoria psicomotora em crianças praticantes com as não praticantes de Ginástica Rítmica (GR). A pesquisa foi realizada em uma academia que desenvolve um trabalho de GR e em uma escola pública da cidade de Córrego Fundo/MG. A amostra foi composta por 8 alunas de 6 a 10 anos que praticam a Ginástica Rítmica na academia e 8 alunas da mesma faixa que só participam das aulas de Educação Física na escola. A escolha das alunas foi feita de forma aleatória. Como instrumento de avaliação, foi utilizada uma Bateria Psicomotora (BPM), proposta por ROSA NETO (2002), em que foram avaliados alguns dos elementos básicos e que são mais desenvolvidos pela prática da GR como o equilíbrio, a organização espacial e a motricidade global dessas crianças. Foram excluídas da pesquisa as alunos que não apresentaram o TCLE assinado ou que não compareceram nos dias combinados das aulas. Os testes foram aplicados em duas aulas de dança nas alunas da academia e durante duas aulas de Educação Física nas alunas da escola. De acordo com os resultados, as alunas que praticam GR obtiveram média final em todos os testes realizados 10,1, ou seja, conseguiram realizar a maioria dos testes aplicados com facilidade. Por outro lado, as alunas não praticantes atingiram média final nos testes realizados de 7,9, demonstrando que este grupo possui um desempenho psicomotor inferior ao das praticantes de GR. Portanto, após a análise dos dados levantados e fundamentados no conteúdo teórico, podemos confirmar a hipótese levantada no estudo, pois a prática da GR pode interferir positivamente no desenvolvimento psicomotor de crianças. Sugere-se que esta modalidade esportiva faça parte dos conteúdos programáticos das aulas de Educação Física escolar, com a finalidade de propiciar aos estudantes estímulos variados que favoreçam o seu desenvolvimento global. pt_BR, en
dc.subject Ginástica ritmica pt_BR, en
dc.subject Psicomotricidade pt_BR, en
dc.subject Educação física escolar pt_BR, en
dc.title Comparação da melhoria psicomotora em crianças de 6 a 10 anos praticantes de ginástica ritmica com crianças não praticantes pt_BR, en


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