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O presente trabalho acadêmico tem por objetivo apresentar um estudo de capacidade de uma rodovia de Minas Gerais, realizando através do método Highway Capacity Manual (HCM 2010). Inicialmente através de uma fundamentação teórica, serão apresentadas definições importantes para o tema em estudo, como por exemplo, conceitos de capacidade de rodovias, trechos homogêneos, níveis de serviço e demanda de tráfego. Sabe-se que em estudos de capacidade de rodovias, faz-se necessário classificar e caracterizar a situação atual do trecho em estudo, através de sua contagem classificada de tráfego (CVC), definida por segmentos homogêneos, classificação de suas rampas e determinação dos níveis de serviço nos quais a rodovia opera. Uma abordagem futura também será analisada, a partir da projeção da demanda e determinação de possíveis intervenções na via, a fim de alcançar níveis de serviço satisfatórios a longo prazo. Para a elaboração do estudo foram feitas pesquisas em diversas fontes e realizadas visitas em campo, o que permitiu avaliar as características do trecho em estudo. Como resultado do trabalho, elaborou-se propostas de intervenções para melhoria da capacidade da via, garantindo maior fluidez do tráfego e segurança da via. |
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