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O concreto sendo um dos materiais mais utilizados no mundo faz com que a busca de alternativas de materiais que estão sendo descartados no meio ambiente para utilizar como agregados cresça cada vez mais, sendo assim reduzindo a extração de recursos naturais, como areia e brita, os quis são utilizados como principais agregados do concreto, através desta utilização reduz a emissão de poluentes e o acúmulo de materiais inservíveis no meio ambiente. Concretos com diferentes teores de substituição foram produzidos, nas proporções de 0%, 15% e 30%, sendo tal substituição em volume para não alterar o volume final do traço calculado. Os resultados obtidos através do ensaio de slump test, demonstraram que conforme os teores de substituição de agregado foi aumentando, a consistência do concreto foi diminuindo. Já o ensaio de compressão axial simples, não demonstrou resultados satisfatórios para os concretos com teores de substituição de agregados por resíduos de borracha de pneu comparado ao concreto de referência com 0% de resíduo. O concreto com teor de 15% de resíduo de borracha de pneu foi o que apresentou melhor resultado, mas mesmo assim não atingiu a resistência determinada no concreto de referência que é 15 MPa de resistência a compressão, sendo assim sugere-se um novo estudo com outros teores de resíduos, ou uma nova dosagem de agregados para conseguir atingir uma resistência satisfatória para aplicação em estruturas que exijam resistência. |
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