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A localização de um empreendimento interfere diretamente na gestão das oportunidades no mercado. O marketing possui caráter interdisciplinar, e aplicado a geografia e cartografia, culmina no geomarketing, uma poderosa ferramenta de análise espacial mercadológica. Para uma Instituição Privada de Ensino Superior localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, objeto de estudo, utilizou-se desta ferramenta com o objetivo de verificar a incidência de alunos do ensino médio na região; identificar a concorrência local; e medir sua área de influência. Os mapas foram construídos por meio do método coroplético e de manifestação de pontos, e os dados levantados são provenientes de fontes secundárias internas e externas. Os municípios abordados foram divididos em sete setores, e a análise dos mapas ocorreu de forma descritiva. Detectou-se que a instituição é influente em um raio de 75 km, e possuí concorrência acirrada a nordeste, em relação a cursos similares. A segmentação e o posicionamento de mercado foram abordados de maneira a estabelecer uma relação gradual com o público-alvo, culminando em estratégias diferentes para a captação de vestibulandos, conforme a realidade vivenciada em cada setor. Conclui-se que a captação de alunos deve ser focada nos municípios onde a instituição é influente, tais como: Formiga, Arcos, Pains, Bambuí, Piumhí, Cláudio, Divinópolis, Itapecerica, Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte e Campo Belo. O núcleo competidor se encontra em Divinópolis, Bom Despacho e Itaúna. Os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito estão saturados na região, por outro lado, há espaço para os demais cursos, sobretudo, os de exclusividade da instituição estudada. |
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