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A disciplina de espanhol tende a um crescimento significativo nos próximos anos.
Até 2010 quase 10.000.000 alunos do ensino médio estudarão espanhol
(ABRELIVROS, 2008). Tal crescimento foi amplamente favorecido pela
instituição da Lei no. 11.161/05 que tornou obrigatório a oferta desta disciplina em
escolas públicas e particulares, no Brasil. Tal decisão impacta em grande escala
a situação tanto de professores quanto dos próprios alunos. Visando mensurar os
impactos desta mudança, o objetivo do presente trabalho foi pesquisar numa
escola pública de Formiga - MG os aspectos motivacionais dos alunos, suas
expectativas em relação à matéria, bem como eventuais dificuldades de
assimilação do conteúdo, e que podem influenciar na escolha do método de
ensino. Para isso, realizou-se um estudo de caso, na Escola Estadual Jalcira
Santos Valadão – Formiga – MG, com alunos de 2o e 3o ano do ensino médio,
abordando através de questionários, questões que tornassem possível encontrar
respostas à discussão proposta. A conclusão da pesquisa foi que os alunos,
apesar de gostarem dos métodos de ensino atuais, anseiam por alternativas
como áudio e vídeo, atualmente com uso limitados, devido à falta de recursos. O
horário da aula interfere diretamente no aprendizado e por isso deve ser definido
levando-se em consideração sua importância no processo de aprendizagem. A
maioria gosta da disciplina e considera o espanhol como fator importante para o
sucesso das futuras profissões. |
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