dc.contributor.author |
Paulo, Thayane Cristina de |
|
dc.date.accessioned |
2017-01-31T15:46:21Z |
|
dc.date.available |
2017-01-31T15:46:21Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br/xmlui/handle/123456789/384 |
|
dc.description |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR, en |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta um estudo sobre o nível de inadimplência no comércio
varejista da cidade de Formiga – MG e as estratégias de cobranças utilizadas como
forma de reduzir as perdas no faturamento. A elaboração do trabalho foi feita a partir
de uma pesquisa bibliográfica, onde conceituou-se pontos importantes como o
relacionamento com o cliente, administração financeira, análise de crédito e cobrança e inadimplência. Como instrumento de pesquisa de campo, aplicou-se um questionário onde foi possível analisar os critérios utilizados no momento da concessão de crédito ao consumidor, permitindo a caracterização do perfil dos clientes inadimplentes e a análise do nível total de inadimplência das empresas.
Evidenciou-se que as ferramentas de cobranças possibilitam minimizar as perdas do faturamento quando do vencimento da dívida. Porém, concluiu-se que é essencial a empresa trabalhar em conjunto com órgãos de proteção ao crédito e planejar um roteiro de crédito e cobrança que seja rigorosamente seguido. |
pt_BR, en |
dc.language.iso |
other |
pt_BR, en |
dc.subject |
Inadimplemento das obrigações |
pt_BR, en |
dc.subject |
Varejo |
pt_BR, en |
dc.subject |
Cobrança |
pt_BR, en |
dc.title |
Análise da inadimplência no comércio varejista do município de Formiga-MG e as estratégias de cobranças utilizadas como forma de redução das perdas no faturamento |
pt_BR, en |
dc.type |
Other |
pt_BR, en |