Repositorio Institucional

II Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG: "eu escolho ser professor: desafios e possibilidades no atual contexto educacional"

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Elizabeth Rocha de Carvalho
dc.contributor.author Oliveira, Tânia Aparecida de Oliveira
dc.contributor.author Ferreira, Syrlei Maria (Org.)
dc.date.accessioned 2017-02-01T22:47:32Z
dc.date.available 2017-02-01T22:47:32Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/395
dc.description II Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG pt_BR, en
dc.description.abstract Apresentação: O conhecimento científico é produzido na relação sujeito/objeto de estudo em todas as áreas da atividade humana. O homem, continuamente, busca conhecer a si próprio e ao seu entorno para estabelecer uma relação harmoniosa com os semelhantes e seu ambiente. As investigações científicas, as inovações tecnológicas, os fazeres pedagógicos, devem ser criativos e desafiadores. Os saberes se renovam na relação professor-aluno, na medida em que cada ator do processo ensino-aprendizagem na comunidade escolar, mediados pelo currículo escolar e pelas metodologias de estudo, contribuem para que as competências e habilidades se desenvolvam de maneira cada vez mais plena. No contexto escolar, uma questão deve ser norteadora das atividades educativas, planejadas conforme os objetivos almejados: “Que aluno queremos e precisamos formar na atual sociedade globalizada”? Cada educador poderá apresentar expectativas diferenciadas. Entretanto, a resposta não poderá divergir muito: queremos formar um aluno crítico, criativo, ético, capaz de aprender a aprender, capacitado a intervir e modificar a realidade na qual convive, permeada por desigualdades: sociais, econômicas, políticas, culturais. Esta coletânea de resumos ora apresentada é o resultado dos projetos de pesquisa e de intervenção pedagógica desenvolvidos nas escolas conveniadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), mantido pela CAPES e abrigado pelo UNIFOR-MG. Os resumos foram apresentados no II Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG, realizado nos dias 10 e 11 de setembro, com a finalidade de oportunizar um momento para a socialização das atividades exitosas realizadas durante o ano de 2015, estimulando a participação dos bolsistas e comunidade acadêmica, em torno de uma reflexão sobre os desafios e possibilidades que caracterizam a profissão docente no atual contexto educacional. A apresentação dos trabalhos aconteceu na modalidade oral oportunizando aos apresentadores, membros da banca e ouvintes um clima de debate culminando em relevante aprendizado a todas as partes envolvidas. Os frutos colhidos pela equipe que atua diretamente nas escolas, espaço profícuo de produção do conhecimento, fazem que a Coordenação Institucional e a Coordenação de Gestão acreditem cada vez mais na fala do grande educador Paulo Freire: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” Os agradecimentos pela realização desta publicação são destinados à CAPES, pelo fomento do Programa, ao UNIFOR-MG pelo incentivo para a realização do II Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG e permanente contribuição e, ainda, às escolas conveniadas, que acolheram os bolsistas para o desenvolvimento dos projetos que resultaram nos resumos. pt_BR, en
dc.language.iso other pt_BR, en
dc.subject Professor pt_BR, en
dc.subject Educação pt_BR, en
dc.title II Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG: "eu escolho ser professor: desafios e possibilidades no atual contexto educacional" pt_BR, en
dc.type Other pt_BR, en


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar Repositório


Busca avançada

Navegar

Minha conta