DSpace Repository

Avaliação das mochilas dos estudantes do ensino fundamental de uma cidade do centro-este mineiro

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Brenda da
dc.date.accessioned 2017-02-13T12:45:29Z
dc.date.available 2017-02-13T12:45:29Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/417
dc.description Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR, en
dc.description.abstract A postura é definida como uma posição ou atitude do corpo, a disposição relativa das partes corporais para uma atividade específica, ou uma maneira característica de suportar o próprio corpo. A infância e adolescência são períodos de grande importância para o desenvolvimento do sistema musculoesquelético e comportamentos incorretos nessa fase favorecem a obtenção de deformidades posturais que podem resultar em danos significativos aos escolares, essencialmente as estruturas da coluna vertebral. As alterações posturais em crianças e adolescentes são advindas de diversas razões e uma delas é o uso inapropriado de mochilas escolares. Baseado nesse pressuposto o objetivo geral deste estudo foi avaliar as mochilas dos escolares do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais de uma cidade do Centro-Oeste mineiro. O estudo foi do tipo observacional transversal e realizado com 42 indivíduos regularmente matriculados no 5º ano do ensino fundamental. Após a análise dos dados observou-se que 41,7% dos alunos da escola A transportavam a mochila escolar acima do peso recomendado e na escola B 100% dos alunos avaliados, transportavam mochilas acima do peso recomendado. Posteriormente foi avaliado o tipo de mochila mais utilizada pelos escolares das duas escolas avaliadas e observou-se que 41(97,7%) dos alunos utilizavam a mochila de duas alças, enquanto apenas um (2,3%) utilizava a mochila de uma alça. E ao se avaliar a forma de transporte da mochila escolar, observou-se que 34 (80,9%) dos alunos faziam uso da mochila com as duas alças, enquanto apenas oito(19,1%) faziam uso da mochila com uma alça. Com base nos resultados do presente estudo, conclui-se que pelo menos a metade dos alunos avaliados, transportam a mochila escolar com peso acima do recomendado pela literatura, no entanto os mesmos possuem o modelo mais apropriado de mochila e a transportam da forma mais adequada, que é sobre os dois ombros. pt_BR, en
dc.language.iso other pt_BR, en
dc.subject Postura pt_BR, en
dc.subject Estudantes de Ensino Fundamental pt_BR, en
dc.title Avaliação das mochilas dos estudantes do ensino fundamental de uma cidade do centro-este mineiro pt_BR, en
dc.type Other pt_BR, en


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account