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A postura é definida como uma posição ou atitude do corpo, a disposição relativa das partes corporais para uma atividade específica, ou uma maneira característica de suportar o próprio corpo. A infância e adolescência são períodos de grande importância para o desenvolvimento do sistema musculoesquelético e comportamentos incorretos nessa fase favorecem a obtenção de deformidades posturais que podem resultar em danos significativos aos escolares, essencialmente as estruturas da coluna vertebral. As alterações posturais em crianças e adolescentes são advindas de diversas razões e uma delas é o uso inapropriado de mochilas escolares. Baseado nesse pressuposto o objetivo geral deste estudo foi avaliar as mochilas dos escolares do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais de uma cidade do Centro-Oeste mineiro. O estudo foi do tipo observacional transversal e realizado com 42 indivíduos regularmente matriculados no 5º ano do ensino fundamental. Após a análise dos dados observou-se que 41,7% dos alunos da escola A transportavam a mochila escolar acima do peso recomendado e na escola B 100% dos alunos avaliados, transportavam mochilas acima do peso recomendado. Posteriormente foi avaliado o tipo de mochila mais utilizada pelos escolares das duas escolas avaliadas e observou-se que 41(97,7%) dos alunos utilizavam a mochila de duas alças, enquanto apenas um (2,3%) utilizava a mochila de uma alça. E ao se avaliar a forma de transporte da mochila escolar, observou-se que 34 (80,9%) dos alunos faziam uso da mochila com as duas alças, enquanto apenas oito(19,1%) faziam uso da mochila com uma alça. Com base nos resultados do presente estudo, conclui-se que pelo menos a metade dos alunos avaliados, transportam a mochila escolar com peso acima do recomendado pela literatura, no entanto os mesmos possuem o modelo mais apropriado de mochila e a transportam da forma mais adequada, que é sobre os dois ombros. |
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