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Este trabalho descreve a necessidade de se criar mais escolas profissionalizante para uma qualificação e certificação da mão de obra na construção civil, pois esta é fundamental para que haja um maior ganho de qualidade, desempenho e segurança na execução dos trabalhos em campo. Através da qualificação profissional pode-se obter uma margem de lucro mais elevada, além de preparar os profissionais para as novas tecnologias. Existe uma escassez de mão de obra certificada no seguimento da construção civil , nota-se que para se obter resultados mais positivos em questão de qualidade, produção, segurança e prazos de entrega é preciso que os profissionais que atuam em determinadas áreas sejam capacitados e orientados para as atribuições que estarão desempenhando. Há poucas escolas de formação técnicas e profissionalizante para o setor da construção civil que, ofereçam uma estrutura física adaptada à metodologia didática oferecida pelos determinados cursos. Para contextualizar os estudos do tema da arquitetura escolar deve-se conhecer brevemente um pouco da história da construção civil, e saber alguns processos construtivos convencionalmente utilizados na construção, juntamente com os processos construtivos inovadores, o perfil de cada trabalhador, a capacitação profissional do trabalhador e as escolas técnicas para a capacitação de profissionais. Para o objeto de estudo a história do município de Formiga-MG é relevante tanto quanto as características sociais do município e do mercado de trabalho na região. Através de obras análogas apresentadas para a compreensão da estrutura física e metodológica de algumas escolas técnicas obtém-se o programa de necessidades e organograma para um conceito ideal de escola técnica e profissionalizante. Entretanto, é com os diagnósticos do sítio que, obtêm-se dados relevantes sobre o entorno do terreno proposto para o projeto. Este estudo é composto pelas características do entorno da área de estudo, bem como um levantamento fotográfico e suas condicionantes climática, além de mapas sínteses analisando a hidrografia, cheios e vazios (lotes ocupados ou desocupados), áreas verdes, equipamento urbano, mobiliário urbano, hierarquia viária, o uso do solo, gabarito de altura das edificações vizinhas, destacando em cada um deles uma legenda para que fique mais claro seu entendimento |
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