Resumo:
Este estudo teve como objetivo analisar as estratégias de marketing turístico que estão sendo aplicadas em quatro agências de turismo localizadas nas cidades Belo Horizonte/MG, Divinópolis/MG, Ribeirão Preto/SP e Goiânia/GO para aumentar a eficácia das vendas e saber se os potenciais clientes se sentem mais seguros em adquirir serviços turísticos em agências com lojas físicas ou virtuais. A natureza do estudo consistiu em uma pesquisa sobre o tema, procurando determinar quais estratégias de marketing são mais interessantes para atrair os olhares de novos clientes. Para a coleta de dados foram aplicados 150 questionários aos clientes que estiveram visitando cada agência no mês de maio de 2017. Os resultados apontam que as agências estudadas utilizam de estratégias de marketing mensuradas, bem como redes sociais, vitrines atualizadas, panfletagens, entre outros. Conclui-se que, mesmo com uma grande oferta de sites de viagens, a maioria dos clientes preferem adquirir seus produtos em agências físicas, por contarem com uma certa segurança, confiabilidade no agente de viagens e pelo histórico que cada agência carrega ao longo de sua existência.
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Marketing) pelo Centro Universitário de Formiga-UNIFOR, Formiga-MG, 2017.