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O rádio como estratégia de marketing no interior mineiro: um estudo sobre as perspectivas de anúncios publicitários das micro e pequenas empresas da cidade de Formiga

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dc.contributor.author Cunha, Welerson de Andrade
dc.date.accessioned 2017-06-20T13:28:28Z
dc.date.available 2017-06-20T13:28:28Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/442
dc.description Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Marketing) pelo Centro Universitário de Formiga-UNIFOR, Formiga-MG, 2017. Orientador: Prof. Me. Isaac D'Leon de Almeida. pt_BR, en
dc.description.abstract O mercado tem exigido dos gestores empresariais, cada vez mais, estratégias criativas e inovadoras para que suas ações de marketing sejam eficazes, revertendo seus esforços na captação de novos clientes e no aumento na lucratividade da organização. Diante desses desafios, surge o Rádio, um importante veículo de comunicação em massa, com grande poder de penetração e baixo custo e forte aliado das Micros e Pequenas Empresas (MPE). Diante desta potente ferramenta de marketing, neste trabalho, o rádio, foi apresentado por diversos aspectos e perspectivas por meio de uma revisão bibliográfica sobre a história do rádio no Brasil e no interior do país, além de apontar algumas de suas vantagens como veículo publicitário, a fim de se saber explorar, ao máximo, este importante meio de comunicação em favor dos gestores. Por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva aplicada por meio de um questionário estruturado a 142 empresários do setor de comércio é possível analisar qual a perspectiva de anúncios publicitários em rádio por parte das micros e pequenas empresas da cidade de Formiga-MG e traçar um perfil do anunciante que utiliza-se do rádio em suas estratégias de marketing. Com os resultados obtidos, observa-se que o rádio matem-se forte em relação aos demais veículos de comunicação e uma ferramenta de marketing eficaz em favor das micros e pequenas empresas na cidade de Formiga. Observa-se ainda que, quanto mais sólida e quanto mais tempo a empresa estiver ativa no mercado, maior será os recursos destinados para publicidade, seja na internet, no rádio, ou em quaisquer outros veículos de comunicação. Conclui-se, portanto, que, as micros e pequenas empresas que desejarem investir e direcionar suas estratégias de marketing para o rádio, terão, certamente, um forte aliado com grande probabilidade de retorno financeiro de seus investimentos. pt_BR, en
dc.language.iso other pt_BR, en
dc.subject Rádio(Publicidade) pt_BR, en
dc.subject Marketing(Empresas) pt_BR, en
dc.title O rádio como estratégia de marketing no interior mineiro: um estudo sobre as perspectivas de anúncios publicitários das micro e pequenas empresas da cidade de Formiga pt_BR, en
dc.type Other pt_BR, en


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