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Estratégias de marketing em unidades de informação brasileiras: um estudo exploratório em instituições sem fins lucrativos

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dc.contributor.author Jesus, Claudia Regina de
dc.date.accessioned 2010-08-19T13:24:43Z
dc.date.available 2010-08-19T13:24:43Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/50
dc.description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia. Orientadora: Profa. Dra. Marina Cajaíba pt_BR, en
dc.description.abstract Estudo exploratório das estratégias de marketing em Unidades de Informação Brasileiras sem fins lucrativos. Descreve como disseminar e implantar as técnicas de marketing nessas Instituições, frente aos novos paradigmas enfrentados na Sociedade da Informação. A administração orientada para o marketing é inovadora e capaz de tornar uma organização efetiva junto aos seus públicos, mas para que o marketing seja adotado como prática que beneficia as Unidades de Informação, são necessárias mudanças na concepção das tarefas e um comprometimento, entre as partes envolvidas. O marketing irá ampliar o planejamento estratégico e dará uma nova concepção no desenvolvimento das atividades das Unidades de Informação. A revisão de literatura aborda primeiramente os conceitos de marketing, analisa em seguida os vários tipos e quais podem ser mais bem empregados nas Unidades de Informação Brasileiras sem fins lucrativos, para que essas mudem seu foco, na melhoria de resultados. Em seqüência traz um breve histórico das Unidades de Informação Brasileiras, sua nova e antiga concepção e dentro dessas organizações surge o profissional da informação que adquire uma nova função diante dos avanços tecnológicos e da explosão da informação. Como ferramenta de planejamento, o bibliotecário pode adotar o marketing, que traz uma visão mercadológica dentro das organizações sem fins lucrativos, analisa o mercado e dá uma nova segmentação no dia-a-dia das Unidades de Informação. Finaliza com abordagem nas técnicas de marketing para serem utilizadas dentro dessas organizações, mostra o quanto é importante a análise do consumidor, a avaliação de marketing e o planejamento estratégico para auxiliar na aplicação do marketing, na intensificação de rotinas e relacionamento entre cliente e bibliotecário. Conclui que, os resultados quanto à adoção do marketing são satisfatórios, no sentido de transformar o ambiente e as pessoas e o mais importante que é a satisfação e fidelização de clientes, pois o marketing é fundamental para a sobrevivência de qualquer instituição com ou sem fins lucrativos. pt_BR, en
dc.subject Marketing de biblioteca pt_BR, en
dc.subject Sociedade da informação pt_BR, en
dc.subject Bibliotecários pt_BR, en
dc.title Estratégias de marketing em unidades de informação brasileiras: um estudo exploratório em instituições sem fins lucrativos pt_BR, en


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