dc.contributor.author |
Guimarães, Gláucia Katiúscia Ferreira |
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dc.contributor.mbanca |
Reis, Emerson Paulino dos |
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dc.contributor.mbanca |
Pimenta, Rosiene Gonçalves de Jesus |
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dc.contributor.mbanca |
Almeida, Alex Magalhães de |
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dc.contributor.orientador |
Reis, Emerson Paulino dos |
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dc.date.accessioned |
2018-03-01T15:48:39Z |
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dc.date.available |
2018-03-01T15:48:39Z |
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dc.date.defesa |
2017-10-25 |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/526 |
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dc.description |
TCC (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga, UNIFOR-MG, 2017 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As preocupações com o aquecimento global estão cada vez mais na pauta de discussões de países do mundo inteiro, uma vez que isso coloca o destino do nosso planeta em risco. A principal concorrente do aquecimento global é a poluição causada pela fumaça dos motores à combustão e, por isso, a indústria de automóvel está buscando se adequar às novas exigências do “politicamente correto”, ou seja, está buscando utilizar e aprimorar tecnologias alternativas, que aumentem a eficiência dos carros e reduzam a emissão de gases poluentes. Nesse cenário, os carros elétricos são considerados uma boa alternativa, porque a bateria elétrica traz vantagens bastante significativas em relação à convencional. Como a maioria das baterias elétricas utiliza o lítio como principal componente, é necessário conhecer mais profundamente detalhes pertinentes a esse elemento, como suas características e quantidade de reservas. Sendo assim, este estudo aborda o histórico do automóvel convencional desde sua criação até chegar ao carro elétrico, com sua trajetória tecnológica e sua inserção no mercado, dando atenção especial à bateria elétrica. Dessa forma, houve por bem tratar de temas paralelos ao tema principal, como a criação da bateria convencional e seu aprimoramento até chegar à bateria elétrica; as perspectivas de mercado para o carro elétrico; as reservas e a produção de lítio em alguns países e no Brasil, analisando a possibilidade da inserção do carro elétrico no mercado brasileiro através da do calculo da estimativa de duração de consumo de lítio. Através das estimativas verificou-se uma duração de consumo de 13 anos. A respeito da tecnologia dos carros elétricos, sabe-se que ainda necessita da atenção de seus fabricantes para se adequar ao mercado. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Lítio |
pt_BR |
dc.subject |
Veículo |
pt_BR |
dc.title |
Inserção de carros elétricos no Brasil: avaliação da demanda e reservas de lítio |
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dc.type |
Working Paper |
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