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Viabilidade econômica da implantação de um sistema fotovoltaico em uma escola pública

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dc.contributor.author Leão, Rafael Augusto
dc.contributor.mbanca Ribeiro, Kátia Daniela
dc.contributor.mbanca Almeida, Alex Magalhães de
dc.contributor.mbanca Soares, Luís Henrique Silva
dc.contributor.orientador Ribeiro, Kátia Daniela
dc.date.accessioned 2018-03-27T20:45:39Z
dc.date.available 2018-03-27T20:45:39Z
dc.date.defesa 2017-12-04
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/557
dc.description TCC (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga, 2017. pt_BR
dc.description.abstract No mundo atual, grande parte da matriz energética é proveniente dos combustíveis fósseis, porém são combustíveis que causam impactos ambientais e são de fontes não renováveis. Por ser uma fonte não renovável, começou-se a pensar em fontes de energias renováveis, ou fontes de energias limpas. O Brasil hoje se destaca com 43,5% de fontes de energias limpas, sendo a energia das hidrelétricas a responsável por gerar eletricidade para nossas residências. Mas nem todos brasileiros usufruem dessa energia, estima-se que somente no Nordeste, 2,5 milhões de famílias residem sem iluminação, por omissão de investimento por partes das concessionárias de energia. Uma solução para resolver esse problema seria o investimento do sistema solar isolado. No Brasil, a energia solar é pouco utilizada, numa região mundial de alto poder de radiação solar. A ideia desse trabalho é verificar se realmente é viável o uso do sistema solar fotovoltaico ligado à rede convencional, e nada melhor do que um prédio público para incentivar a população a aumentar a matriz de energias renováveis, e com uma fonte que não gera nenhum impacto ambiental. Grande parte das empresas revendedoras de sistema de energia fotovoltaica promete como marketing a redução de 95% na sua conta de energia logo no primeiro mês. Mas, após o estudo de viabilidade, nota-se que as duas empresas que repassaram seus orçamentos ofereceram 67% e 77% de lucro ao mês. O prédio público utilizado nesse trabalho foi uma escola que possui alunos em tempo integral, no qual o valor economizado na conta de energia poderá ser investido em projetos ambientais na escola, como reaproveitamento de papel e horta comunitária. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Fontes alternativas de energia pt_BR
dc.subject Sistemas fotovoltaicos pt_BR
dc.subject Energia solar pt_BR
dc.title Viabilidade econômica da implantação de um sistema fotovoltaico em uma escola pública pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


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