Repositorio Institucional

Implementação de marketing cultural em bibliotecas públicas no Brasil: uma estratégia de sobrevivência

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dc.contributor.author Alcantara, Maria Regina de Oliveira
dc.date.accessioned 2010-08-24T13:49:47Z
dc.date.available 2010-08-24T13:49:47Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/55
dc.description Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR- MG, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Biblioteconomia. Orientadora: Profa. Especialista Tânia de Fátima Gontijo Fonseca pt_BR, en
dc.description.abstract Trabalho de conclusão de curso sobre implementação de marketing culturalem bibliotecas públicas brasileiras: uma estratégia de sobrevivência. Visa buscar através da literatura, conceitos de marketing, marketing cultural e sua aplicação nas bibliotecas públicas do Brasil. Apresenta por meio descritivo, o histórico de bibliotecas públicas e sua missão. Focaliza os sistemas de marketing cultural como um processo gerencial para incrementar os serviços das bibliotecas públicas. Questiona: Como as ações de marketing cultural podem incrementar a prestação de serviços das bibliotecas públicas brasileiras e divulgar sua imagem? A resposta para tal questionamento está nas ações de marketing desenvolvidas nas bibliotecas, que realmente são uma estratégia para evidenciá-las. Enfatiza a importância da implementação do marketing cultural em bibliotecas públicas brasileiras como ferramenta de mudança na sua imagem diante do seu público e do órgão mantenedor. Objetiva verificar de que maneira as bibliotecas públicas estão aplicando estratégias de marketing cultural para realização de suas atividades. Demonstra que o marketing, se bem aplicado, pode ampliar a busca pelos serviços da biblioteca pública e tornar-se estratégia de sobrevivência. Aponta a importância da conscientização e mudança de paradigma do profissional bibliotecário neste contexto. Identifica projetos como meio de captação de recursos. Propõe através de Leis de Incentivo à Cultura, criação da Associação de Amigos da Biblioteca e outras parcerias para obtenção de recursos para o desenvolvimento de projetos culturais. O estudo realizado foi através de revisão bibliográfica. Relata experiência na Biblioteca Pública de uma cidade interiorana, Mateus Leme-MG. Conclui que o marketing cultural em bibliotecas públicas pode ser uma ferramenta gerencial importante no desempenho dos seus serviços e, dessa forma, contribuir para a melhoria de sua imagem diante da instituição mantenedora e usuários. pt_BR, en
dc.subject Marketing cultural pt_BR, en
dc.subject Bibliotecas públicas pt_BR, en
dc.subject Bibliotecários pt_BR, en
dc.title Implementação de marketing cultural em bibliotecas públicas no Brasil: uma estratégia de sobrevivência pt_BR, en


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