| dc.contributor.author | Bueno, Maria Inês Passos Pereira | |
| dc.date.accessioned | 2010-08-24T14:22:55Z | |
| dc.date.available | 2010-08-24T14:22:55Z | |
| dc.date.issued | 2009 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/57 | |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia. Orientadora: Profa. Dra. Marina Cajaíba Silva | pt_BR, en |
| dc.description.abstract | Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema Competência Informacional. Analisa como se apresentam os níveis de Competência Informacional dos estudantes do Curso de Graduação em Biblioteconomia do Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG. Contextualiza o tema, apresentando um breve histórico sobre ele. Conceitua Competência Informacional, citando pesquisadores e estudiosos estrangeiros e brasileiros. Elenca os Padrões de Competência Informacional ACRL/ALA (2000) para estudantes de nível superior, tomados como referência para as análises dos resultados. A pesquisa realizada caracteriza-se por ser um estudo de caso, pois analisou o desempenho em Competência Informacional dos alunos dos três períodos do curso de Biblioteconomia do Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG, cuja Coordenação permitiu a coleta de dados, assinando o protocolo de Ciência e Autorização, considerando-se as diretrizes éticas da Resolução 196/96 da Comissão Nacional de saúde. Os estudantes pesquisados também assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, permitindo que as informações por eles apresentadas pudessem ser utilizadas para fins de estudos. Foram adotadas como técnicas de pesquisa a observação participante e a aplicação de questionários. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes do curso de Biblioteconomia apresentaram níveis razoáveis de Competência Informacional de acordo com o que preconizam os Padrões estabelecidos pela ACRL/ALA para estudantes de nível superior. Sugere a inclusão do tema Competência Informacional ao currículo de graduação em Biblioteconomia do Centro Universitário de Formiga UNIFOR-MG, como disciplina ou como conteúdo integrado a outra disciplina. Conclui que o desenvolvimento da Competência Informacional é diretamente influenciado pelos fatores que compõem o contexto de vida pessoal, escolar, profissional, cultural e social dos indivíduos. Estes fatores tanto podem ser favoráveis como não à obtenção da competência no uso efetivo e eficaz da informação. | pt_BR, en |
| dc.subject | Biblioteconomia | pt_BR, en |
| dc.subject | Competência informacional (Padrões) | pt_BR, en |
| dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR, en |
| dc.title | Análise do nível de competência informacional dos estudantes de graduação em Biblioteconomia do Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG | pt_BR, en |