dc.contributor.author |
Bueno, Maria Inês Passos Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2010-08-24T14:22:55Z |
|
dc.date.available |
2010-08-24T14:22:55Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/57 |
|
dc.description |
Trabalho de Conclusão de Curso
apresentado ao Centro Universitário de
Formiga - UNIFOR-MG, como requisito
parcial para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia.
Orientadora: Profa. Dra. Marina Cajaíba
Silva |
pt_BR, en |
dc.description.abstract |
Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema Competência Informacional. Analisa
como se apresentam os níveis de Competência Informacional dos estudantes do
Curso de Graduação em Biblioteconomia do Centro Universitário de Formiga –
UNIFOR-MG. Contextualiza o tema, apresentando um breve histórico sobre ele.
Conceitua Competência Informacional, citando pesquisadores e estudiosos
estrangeiros e brasileiros. Elenca os Padrões de Competência Informacional
ACRL/ALA (2000) para estudantes de nível superior, tomados como referência para
as análises dos resultados. A pesquisa realizada caracteriza-se por ser um estudo
de caso, pois analisou o desempenho em Competência Informacional dos alunos
dos três períodos do curso de Biblioteconomia do Centro Universitário de Formiga –
UNIFOR-MG, cuja Coordenação permitiu a coleta de dados, assinando o protocolo
de Ciência e Autorização, considerando-se as diretrizes éticas da Resolução 196/96
da Comissão Nacional de saúde. Os estudantes pesquisados também assinaram um
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, permitindo que as informações por
eles apresentadas pudessem ser utilizadas para fins de estudos. Foram adotadas
como técnicas de pesquisa a observação participante e a aplicação de
questionários. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes do curso de
Biblioteconomia apresentaram níveis razoáveis de Competência Informacional de
acordo com o que preconizam os Padrões estabelecidos pela ACRL/ALA para
estudantes de nível superior. Sugere a inclusão do tema Competência Informacional
ao currículo de graduação em Biblioteconomia do Centro Universitário de Formiga
UNIFOR-MG, como disciplina ou como conteúdo integrado a outra disciplina. Conclui
que o desenvolvimento da Competência Informacional é diretamente influenciado
pelos fatores que compõem o contexto de vida pessoal, escolar, profissional, cultural
e social dos indivíduos. Estes fatores tanto podem ser favoráveis como não à
obtenção da competência no uso efetivo e eficaz da informação. |
pt_BR, en |
dc.subject |
Biblioteconomia |
pt_BR, en |
dc.subject |
Competência informacional (Padrões) |
pt_BR, en |
dc.subject |
Estudantes universitários |
pt_BR, en |
dc.title |
Análise do nível de competência informacional dos estudantes de graduação em Biblioteconomia do Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG |
pt_BR, en |