Resumo:
Entender sobre o comportamento do consumidor é de extrema importância para as empresas, através do entendimento deste comportamento é possível identificar vários fatores diferentes no momento da decisão de compra do cliente. Fatores como avaliar quais os motivos levam o consumidor a comprar naquela empresa, o porquê da escolha de determinado produto/serviço, entender o que o cliente necessita e deseja entre outros, são elementos importantes que auxiliam na fidelização do cliente para a empresa. Quando se entende o perfil do seu cliente, possibilita-se à empresa que ela possa organizar seu produto/serviço conforme suas expectativas, causando bons resultados tanto para as vendas da empresa quanto para a satisfação dos consumidores. Diante disto, o objetivo geral deste trabalho foi analisar o comportamento dos consumidores de um supermercado do município de Formiga �� MG, com o intuito de fidelização dos clientes. Os objetivos específicos foram: identificar o perfil dos clientes do supermercado, analisar fatores pessoais, sociais e culturais dos clientes, analisar o nível de satisfação com o supermercado estudado e criar estratégias para a fidelização dos clientes ao supermercado. A metodologia utilizada neste trabalho foram as pesquisas de caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados foi feita através da aplicação de um questionário aos clientes do supermercado, contendo 17 perguntas de múltipla escolha relacionadas com o comportamento do consumidor. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos entrevistados são do sexo feminino com idade de 40 anos ou mais. A maioria são casados com renda mensal entre 1 e 2 salários mínimos. O principal motivo que leva os consumidores a fazerem suas compras no supermercado onde a pesquisa foi desenvolvida, foi por residirem próximos a ele. A respeito dos serviços ofertados pelo supermercado, a maioria dos clientes se sentem satisfeitos. Os gestores do supermercado deverão fazer uma análise dos resultados, para assim poderem desenvolver estratégias com o intuito da fidelização de seus clientes.