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A influência do design na decisão de compra: um estudo de caso da embalagem do panetone santo grano

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dc.contributor.author Oliveira, Mariana Guimarães
dc.contributor.mbanca Almeida, Isaac D'Leon de
dc.contributor.mbanca Medeiros, Natalia Carolina Duarte de
dc.contributor.orientador Almeida, Isaac D'Leon de
dc.date.accessioned 2018-06-26T23:50:05Z
dc.date.available 2018-06-26T23:50:05Z
dc.date.defesa 2018-04-16
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/619
dc.description TCC (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Formiga, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Com a alta oferta de produtos com qualidades e funções semelhantes, as empresas vêm investindo cada vez mais nas embalagens de seus produtos, tornando-as mais atrativas e criativas para captar novos clientes e aumentar sua lucratividade. A embalagem é o primeiro contato que o consumidor tem com o produto, logo investir nessa ferramenta de marketing é investir em uma estratégia eficaz para aumentar as vendas. Diante disso, no presente trabalho a embalagem é apresentada a partir de diversos aspectos e perspectivas por meio de uma revisão bibliográfica acerca da evolução do marketing e seus 4P’s, o papel da embalagem no marketing e estratégias para tornar a embalagem de um produto uma forte ferramenta de marketing. Da mesma forma, na revisão bibliográfica é citado a visão de diversos autores sobre as origens e funções da embalagem e os principais componentes que tornam uma embalagem mais atrativa. Neste projeto também é apresentado diversas características vantajosas da embalagem como uma forte ferramenta de marketing, inovação e competitividade. Por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva aplicada por meio de um questionário estruturado a 70 consumidores do Panetone Santo Grano, foi possível analisar qual a perspectiva desses consumidores em relação à nova embalagem do Panetone na cidade de Formiga – MG, podendo assim traçar um perfil de clientes para melhor compor estratégias de marketing para atrair cada vez mais consumidores com base na melhora da embalagem de acordo com suas preferências. Com os resultados obtidos, observa-se que os consumidores já compraram algum produto por achar a embalagem atrativa e que o design bem elaborado da embalagem é um forte fator de decisão de compras. Observa-se ainda que, embora os consumidores considerem a embalagem um forte atrativo no ponto de vendas, eles ainda prezam pela qualidade do produto em si e não somente com o design da embalagem, o que nos leva a entender que qualidade e design devem estar em sintonia na elaboração de um produto. Conclui-se, portanto, que, os consumidores do Panetone Santo Grano acreditam que a nova embalagem seja mais atrativa que a versão anterior, além de seu design expressar principalmente inovação e qualidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title A influência do design na decisão de compra: um estudo de caso da embalagem do panetone santo grano pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


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