Resumo:
APRESENTAÇÃO: A construção do conhecimento científico está associada à busca e à implementação sistemática, efetiva e proativa de estratégias pedagógicas inovadoras ligadas às demandas do ambiente educacional, permeado pela multiplicidade de características dos alunos com suas potencialidades e dificuldades próprias.
A realização de projetos de pesquisa e de extensão oportunizam aos profissionais da educação – comunidade escolar, docentes, supervisores, bolsistas – responder satisfatoriamente aos desafios do processo de ensino e aprendizagem por meio de atividades planejadas para atender aos problemas específicos de cada contexto escolar.
Nesse sentido, a produção científica constitui um ato eminentemente criativo de divulgação dos resultados de pesquisa obtidos por meio de um processo longo de trabalho interdisciplinar, com objetivos específicos, a fim de promover a difusão do saber. As universidades, instituições imersas na sociedade do seu tempo, junto a órgãos de fomento, estimulam esse processo, disponibilizando recursos para que estudantes e pesquisadores divulguem seus trabalhos via meios eletrônicos ou impressos com produções válidas perante toda a comunidade científica nacional e internacional.
Esta publicação conta com 17 (dezessete) resumos que relatam os resultados dos projetos de pesquisa e de intervenção pedagógica desenvolvidos nas escolas conveniadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), mantido pela CAPES e abrigado pelo UNIFOR-MG. Os resumos foram apresentados no III Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG, realizado nos dias 22 e 23 de setembro, com a finalidade de proporcionar à comunidade acadêmica, aos bolsistas do PIBID/UNIFOR-MG e aos gestores das Escolas Públicas conveniadas ao Programa, uma oportunidade para a socialização das atividades exitosas realizadas durante o ano de 2016, estimulando a reflexão sobre o panorama da atividade docente no mundo contemporâneo.
A apresentação dos trabalhos ocorreu em Sessões de Comunicações Orais envolvendo os Subprojetos de Biologia, Educação Física e Pedagogia. O evento oportunizou o envolvimento de apresentadores, banca avaliadora e ouvintes em torno da exposição de um aprendizado profícuo com vistas à melhoria do trabalho desenvolvido nas escolas participantes. A troca de experiências entre os subprojetos, bem como o debate sobre as práticas educativas utilizadas nos contextos escolares, são elementos constitutivos dos textos que compõem estes Anais.
Os agradecimentos pela realização desta publicação são destinados à CAPES, pelo fomento do Programa; ao UNIFOR-MG pelo incentivo, espaço e pessoal cedido para realização do III Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG e permanente contribuição, e às escolas conveniadas que acolheram os bolsistas para o desenvolvimento dos projetos que resultaram nos resumos.