Repositorio Institucional

IV Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG - "A docência e as novas competências pedagógicas na sociedade do conhecimento" (Resumos)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Elizabeth Rocha de Carvalho
dc.contributor.author Fonseca, Tânia Aparecida de Oliveira
dc.contributor.author Ferreira, Syrlei Maria (Org.)
dc.date.accessioned 2018-11-09T11:28:10Z
dc.date.available 2018-11-09T11:28:10Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/653
dc.description IV Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR pt_BR
dc.description.abstract APRESENTAÇÃO:A construção do conhecimento científico é cíclica e envolve todos os atores do processo educativo: professores, pesquisadores, discentes. As investigações científicas se mesclam aos problemas teóricos e práticos diagnosticados em sala de aula, na ação de ensino, precípua do ambiente universitário, e investigados empiricamente, para propagar os resultados obtidos à comunidade acadêmica, por meio dos projetos de extensão. Assim, com base no tripé que a sustenta: ensino, pesquisa e extensão, aliado à responsabilidade social de partilhar os bens culturais e os saberes construídos na relação professores/alunos/estudos sistematizados na literatura, a universidade se constitui e se renova continuamente. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolve, há 4 (quatro) anos, nas escolas de educação básica de Formiga – MG, vários projetos de intervenção pedagógica e de ação sociocultural com o propósito de despertar em nossos universitários o desejo de ser professor e as competências técnicas e pedagógicas necessárias para o desempenho da função; e, nos alunos das escolas conveniadas, incentivam o desejo de aprender a aprender, concomitantemente, à resolução de dificuldades específicas de aprendizagem e o gosto pela leitura, como instrumento de cidadania e inclusão social. Neste IV Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG, muitos projetos de relevância ímpar foram divulgados para a comunidade acadêmica e serão agora divulgados para os interessados em geral, por meio de 22 (vinte e dois) resumos. Sabe-se que esse projeto mantido pela CAPES, por meio de bolsas aos graduandos em licenciatura, e apoiado pelo UNIFOR-MG, constitui-se em uma realidade de fundamental importância nesta Sociedade do Conhecimento em que as Tecnologias de Informação e Comunicação facilitam o armazenamento e disseminação das informações, mas são os docentes que despertam o gosto pela profissão e, “não existiria nenhuma profissão se não houvesse o professor.” Portanto, criatividade, profissionalismo e proatividade são marcas de todos os profissionais e estudantes envolvidos no PIBID/UNIFOR-MG. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title IV Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG - "A docência e as novas competências pedagógicas na sociedade do conhecimento" (Resumos) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar Repositório


Busca avançada

Navegar

Minha conta