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A utilização do marketing atrelado as ações sociais pode ter como finalidade a promoção de uma transformação social. As ações de responsabilidade social praticadas pelas empresas podem ser lucrativas e agregar fortalecimento a imagem da marca e sua reputação, favorecendo uma imagem corporativa positiva. Este estudo teve como objetivo analisar as práticas de responsabilidade social empresarial desenvolvidas por um supermercado na cidade de Formiga – MG, e qual a percepção do consumidor diante das práticas adotadas. A metodologia abordada é de caráter exploratório, na qual foi aplicado um questionário semiestruturado para o gerente, com objetivo de obter informações de como são realizadas e quais são as campanhas e ações. Já com os clientes foi utilizado um questionário com questões fechadas, analisadas por uma pesquisa quantitativa, com uma amostra de 42 indivíduos, buscando analisar qual a percepção dos consumidores diante das práticas adotadas pelo supermercado. A análise resultou em um retorno positivo ao supermercado, os resultados mostraram que, os consumidores acham muito importante essa pratica realizada para a sociedade, e o que motiva os clientes a contribuírem é se comover com a situação das pessoas que recebem ajuda. Os respondentes que não contribuíram com a campanha, foi devido aos fatores de tempo, recursos financeiros, falta de oportunidade e por falta de informações por parte do supermercado. Por fim, acredita-se que a pesquisa alcançou seus objetivos, tendo como principais contribuições o enriquecimento do acervo bibliográfico sobre o tema, e indicação de melhores caminhos e estratégias para melhorar o sucesso das campanhas e ações beneficentes realizadas pelo supermercado. |
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