Resumo:
Este estudo tem por objetivo discutir e propor uma reflexão em torno da relação entre liderança e gestão escolar. A pesquisa foi de cunho bibliográfico com uma interlocução com obras e autores, onde buscou-se investigar na literatura conhecimentos que auxiliassem os questionamentos sobre o tema. As ideias abordadas permitiram identificar a complementariedade existente entre a liderança e a gestão escolar, uma vez que o gestor precisa criar meios pelos quais influencie seus liderados, sabendo-se que é através de exemplos que consegue-se mudar atitudes. Evidenciou-se ainda a existência de diversos mecanismos de gestão, os quais foram aprimorando-se ao longo dos tempos para que atendessem as necessidades de cada época da sociedade, em diversas situações, chegando-se ás dimensões de gestão escolar que temos hoje. A gestão escolar contemporânea associando-se aos tipos e estilos de liderança existentes tornou-se fundamental no desenvolvimento de equipes fazendo com que as pessoas buscassem os mesmos propósitos, pois é trabalhando de forma colegiada, que a organização escolar conseguirá atingir as mudanças necessárias para que tenha-se uma educação de qualidade para todas as pessoas deste país.