dc.contributor.author |
Belo, Camyla Carolyne |
|
dc.contributor.mbanca |
Vilela, Celma Alves Fonseca |
|
dc.contributor.mbanca |
Silva, Neiva Maria Rodrigues |
|
dc.contributor.mbanca |
Couto, Fernanda Maria |
|
dc.contributor.orientador |
Vilela, Celma Alves Fonseca |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-22T17:19:09Z |
|
dc.date.available |
2019-01-22T17:19:09Z |
|
dc.date.defesa |
2017-11-01 |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/665 |
|
dc.description |
TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O desenho infantil torna-se um aliado da expressão da criança e apresenta-se como
uma via de comunicação, tanto em seu meio social quanto em seu meio escolar. A
fundamentação deste trabalho está baseada em um estudo bibliográfico, no qual
aponta significativas reflexões referentes ao desenho infantil. As considerações
apresentadas permitiram análises quanto ao significado não só do desenho
realizado pela criança, mas também sobre os diferentes materiais selecionados, do
espaço utilizado, das cores empregadas no ato de desenhar, diferentes fases do
grafismo, e outros pontos pertinentes e importantes para o docente, para que, de
uma forma mais eficaz, ele possa aplicar a metodologia mais correta para o ensino-aprendizagem de seus alunos. Portanto, foi possível analisar que o desenho se
torna um viés de comunicação entre o professor e o aluno, e cabe ao docente,
buscar de uma forma sutil, observar e analisar as características presentes no
mesmo, para a busca de uma prática pedagógica mais eficaz, de acordo com cada
perfil. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia do desenho |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino infantil |
pt_BR |
dc.title |
Desenho infantil: uma forma de comunicação que pode ser decifrada e compreendida pelo professor |
pt_BR |
dc.type |
Working Paper |
pt_BR |