DSpace Repository

Desenho infantil: uma forma de comunicação que pode ser decifrada e compreendida pelo professor

Show simple item record

dc.contributor.author Belo, Camyla Carolyne
dc.contributor.mbanca Vilela, Celma Alves Fonseca
dc.contributor.mbanca Silva, Neiva Maria Rodrigues
dc.contributor.mbanca Couto, Fernanda Maria
dc.contributor.orientador Vilela, Celma Alves Fonseca
dc.date.accessioned 2019-01-22T17:19:09Z
dc.date.available 2019-01-22T17:19:09Z
dc.date.defesa 2017-11-01
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/665
dc.description TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O desenho infantil torna-se um aliado da expressão da criança e apresenta-se como uma via de comunicação, tanto em seu meio social quanto em seu meio escolar. A fundamentação deste trabalho está baseada em um estudo bibliográfico, no qual aponta significativas reflexões referentes ao desenho infantil. As considerações apresentadas permitiram análises quanto ao significado não só do desenho realizado pela criança, mas também sobre os diferentes materiais selecionados, do espaço utilizado, das cores empregadas no ato de desenhar, diferentes fases do grafismo, e outros pontos pertinentes e importantes para o docente, para que, de uma forma mais eficaz, ele possa aplicar a metodologia mais correta para o ensino-aprendizagem de seus alunos. Portanto, foi possível analisar que o desenho se torna um viés de comunicação entre o professor e o aluno, e cabe ao docente, buscar de uma forma sutil, observar e analisar as características presentes no mesmo, para a busca de uma prática pedagógica mais eficaz, de acordo com cada perfil. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Psicologia do desenho pt_BR
dc.subject Desenho pt_BR
dc.subject Ensino infantil pt_BR
dc.title Desenho infantil: uma forma de comunicação que pode ser decifrada e compreendida pelo professor pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account