Repositorio Institucional

A música no processo de ensino-aprendizagem das séries iniciais da educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rezende, Cláudia Luisa Conrado de
dc.contributor.mbanca Silva, Neiva Maria Rodrigues
dc.contributor.mbanca Carvalho, Sinara C. Teixeira
dc.contributor.mbanca Lopes, Maria Francisca de Souza
dc.contributor.mbanca Mendonça, Maria de Fátima Lopes
dc.contributor.orientador Silva, Neiva Maria Rodrigues
dc.contributor.orientador Carvalho, Sinara C. Teixeira
dc.date.accessioned 2019-01-22T18:14:02Z
dc.date.available 2019-01-22T18:14:02Z
dc.date.defesa 2018-11-12
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/666
dc.description TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Durante a história da humanidade e seu processo evolutivo, a música esteve presente em muitos lugares e contribuiu, para que o ser humano se desenvolvesse. Muito valorizada pelos gregos, ela está no cenário educacional, desde a Grécia antiga. No Brasil, sua trajetória foi marcada por diversos motivos. Nem sempre foi destaque no processo educacional, mas, atualmente, com a aprovação da Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, a música está mais presente nas escolas. Mesmo assim, ainda não é trabalhada de forma a explorar todos os seus benefícios. Durante a revisão bibliográfica foi possível analisar vários autores como França (2016), Loureiro (2010), Santana (2016), Camargo (2009), Zorzal (2011), Unglaub (2000), Figueiredo (2002), Góes (2009), Granja (2013), Moreira, Santos, Coelho (2014), Santos (2002), Ferreira e Rubio (2012), Aquino (2013), Ponso (2011), que retratam a trajetória da educação musical e como é possível inseri-la nas escolas, de forma significativa. É um tipo de linguagem dinâmica, que atrai os alunos e contribui em seu aprendizado, além de ser um ótimo recurso didático a ser utilizado pelos professores. É preciso analisar seu papel na educação, seus benefícios para o processo de ensino-aprendizagem e como é possível incluir a música na rotina escolar. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Pedagogia musical pt_BR
dc.subject Educação musical pt_BR
dc.title A música no processo de ensino-aprendizagem das séries iniciais da educação básica pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar Repositório


Busca avançada

Navegar

Minha conta