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Educação de Jovens e Adultos: uma política contra a ação do analfabetismo

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dc.contributor.author Felippe, Claudineia Cristina
dc.contributor.mbanca Lopes, Maria Francisca de Souza
dc.contributor.mbanca Silva, Neiva Maria Rodrigues
dc.contributor.mbanca Sousa, João Marcos Cardoso de
dc.contributor.orientador Lopes, Maria Francisca de Souza
dc.date.accessioned 2019-01-22T18:46:52Z
dc.date.available 2019-01-22T18:46:52Z
dc.date.defesa 2017-11-06
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/667
dc.description TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como tema a Educação de Jovens e Adultos, num processo viabilizador de inserção social. Tem como objetivo geral analisar as práticas educativas e pedagógicas dessa modalidade de ensino, buscando compreender suas especificidades. Objetiva, também, relatar a condição do analfabetismo no Brasil, caracterizar o período histórico da Educação de Jovens e Adultos no país e destacar a influência de Paulo Freire no campo educacional. Como metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa, por meio de revisão bibliográfica realizada em livros, artigos e sites. A pesquisa justifica-se pelo fato da pesquisadora acreditar nas propostas da Educação de Jovens e Adultos, fazendo com que os mesmos voltem à escola e tenham a oportunidade de aprender a ler e a escrever. Acredita-se na sua relevância para a melhoria da autoestima, no desenvolvimento da autonomia e no resgate da cidadania de pessoas excluídas pela sociedade, devido ao analfabetismo. A Educação de Jovens e Adultos, considerada como modalidade de ensino integrante do Ensino Fundamental, alcançou um salto qualitativo com as contribuições do educador Paulo Freire e seu método, pois, esta, representou uma nova proposta didático-pedagógica, libertadora e humanizada, numa concepção diferenciada dessa modalidade de ensino. Isso significa um desafio lançado à escola de aproveitar e reconhecer os saberes construídos em espaços não escolares, deixando de lado o senso comum de que a Educação de Jovens e Adultos seja, simplesmente, uma reposição condensada do ensino regular. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Alfabetização de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.title Educação de Jovens e Adultos: uma política contra a ação do analfabetismo pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


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