| dc.contributor.author | Felippe, Claudineia Cristina | |
| dc.contributor.mbanca | Lopes, Maria Francisca de Souza | |
| dc.contributor.mbanca | Silva, Neiva Maria Rodrigues | |
| dc.contributor.mbanca | Sousa, João Marcos Cardoso de | |
| dc.contributor.orientador | Lopes, Maria Francisca de Souza | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-22T18:46:52Z | |
| dc.date.available | 2019-01-22T18:46:52Z | |
| dc.date.defesa | 2017-11-06 | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/667 | |
| dc.description | TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2017. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema a Educação de Jovens e Adultos, num processo viabilizador de inserção social. Tem como objetivo geral analisar as práticas educativas e pedagógicas dessa modalidade de ensino, buscando compreender suas especificidades. Objetiva, também, relatar a condição do analfabetismo no Brasil, caracterizar o período histórico da Educação de Jovens e Adultos no país e destacar a influência de Paulo Freire no campo educacional. Como metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa, por meio de revisão bibliográfica realizada em livros, artigos e sites. A pesquisa justifica-se pelo fato da pesquisadora acreditar nas propostas da Educação de Jovens e Adultos, fazendo com que os mesmos voltem à escola e tenham a oportunidade de aprender a ler e a escrever. Acredita-se na sua relevância para a melhoria da autoestima, no desenvolvimento da autonomia e no resgate da cidadania de pessoas excluídas pela sociedade, devido ao analfabetismo. A Educação de Jovens e Adultos, considerada como modalidade de ensino integrante do Ensino Fundamental, alcançou um salto qualitativo com as contribuições do educador Paulo Freire e seu método, pois, esta, representou uma nova proposta didático-pedagógica, libertadora e humanizada, numa concepção diferenciada dessa modalidade de ensino. Isso significa um desafio lançado à escola de aproveitar e reconhecer os saberes construídos em espaços não escolares, deixando de lado o senso comum de que a Educação de Jovens e Adultos seja, simplesmente, uma reposição condensada do ensino regular. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Política educacional | pt_BR |
| dc.title | Educação de Jovens e Adultos: uma política contra a ação do analfabetismo | pt_BR |
| dc.type | Working Paper | pt_BR |