dc.contributor.author |
Felippe, Claudineia Cristina |
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dc.contributor.mbanca |
Lopes, Maria Francisca de Souza |
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dc.contributor.mbanca |
Silva, Neiva Maria Rodrigues |
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dc.contributor.mbanca |
Sousa, João Marcos Cardoso de |
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dc.contributor.orientador |
Lopes, Maria Francisca de Souza |
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dc.date.accessioned |
2019-01-22T18:46:52Z |
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dc.date.available |
2019-01-22T18:46:52Z |
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dc.date.defesa |
2017-11-06 |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/667 |
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dc.description |
TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como tema a Educação de Jovens e Adultos, num processo viabilizador de inserção social. Tem como objetivo geral analisar as práticas educativas e pedagógicas dessa modalidade de ensino, buscando compreender suas especificidades. Objetiva, também, relatar a condição do analfabetismo no Brasil, caracterizar o período histórico da Educação de Jovens e Adultos no país e destacar a influência de Paulo Freire no campo educacional. Como metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa, por meio de revisão bibliográfica realizada em livros, artigos e sites. A pesquisa justifica-se pelo fato da pesquisadora acreditar nas propostas da Educação de Jovens e Adultos, fazendo com que os mesmos voltem à escola e tenham a oportunidade de aprender a ler e a escrever. Acredita-se na sua relevância para a melhoria da autoestima, no desenvolvimento da autonomia e no resgate da cidadania de pessoas excluídas pela sociedade, devido ao analfabetismo. A Educação de Jovens e Adultos, considerada como modalidade de ensino integrante do Ensino Fundamental, alcançou um salto qualitativo com as contribuições do educador Paulo Freire e seu método, pois, esta, representou uma nova proposta didático-pedagógica, libertadora e humanizada, numa concepção diferenciada dessa modalidade de ensino. Isso significa um desafio lançado à escola de aproveitar e reconhecer os saberes construídos em espaços não escolares, deixando de lado o senso comum de que a Educação de Jovens e Adultos seja, simplesmente, uma reposição condensada do ensino regular. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização de jovens e adultos |
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dc.subject |
Política educacional |
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dc.title |
Educação de Jovens e Adultos: uma política contra a ação do analfabetismo |
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dc.type |
Working Paper |
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