| dc.contributor.author | Rodrigues, Lara Naíne | |
| dc.contributor.mbanca | Oliveira, Elizabeth Rocha de Carvalho | |
| dc.contributor.mbanca | Silva, Neiva Maria Rodrigues | |
| dc.contributor.mbanca | Lopes, Maria Francisca de Souza | |
| dc.contributor.orientador | Oliveira, Elizabeth Rocha de Carvalho | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-23T11:27:16Z | |
| dc.date.available | 2019-01-23T11:27:16Z | |
| dc.date.defesa | 2017-11-08 | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/669 | |
| dc.description | TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2017. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a educação inclusiva, discutindo as atribuições referentes à prática docente e o perfil do professor para trabalhar nesse segmento. O trabalho foi composto de pesquisa bibliográfica, a qual analisou diversos e diferentes autores que abordam acerca da inclusão. Além de conceituar o tema, apresentar um breve histórico da inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais e traçar as atribuições colocadas ao docente nesse sentido, aborda a legislação que regulamenta essa modalidade de ensino e coloca exemplos que comprovam que a inclusão é um caminho possível. Portanto, o trabalho reflete a respeito da prática inclusivista de professores, buscando traçar as competências docentes necessárias para promover a inclusão, dentro e fora da sala de aula. Evidenciou-se que a legislação e os movimentos mundiais em torno da inclusão apresentaram um grande avanço em relação ao paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, porém, continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões normais da escola, na medida em que não investem na formação docente e continuada para o pleno êxito do trabalho inclusivo. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
| dc.title | Um olhar sobre a formação docente com vistas à perspectiva inclusivista na educação | pt_BR |
| dc.type | Working Paper | pt_BR |