Repositorio Institucional

Um olhar sobre a formação docente com vistas à perspectiva inclusivista na educação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Lara Naíne
dc.contributor.mbanca Oliveira, Elizabeth Rocha de Carvalho
dc.contributor.mbanca Silva, Neiva Maria Rodrigues
dc.contributor.mbanca Lopes, Maria Francisca de Souza
dc.contributor.orientador Oliveira, Elizabeth Rocha de Carvalho
dc.date.accessioned 2019-01-23T11:27:16Z
dc.date.available 2019-01-23T11:27:16Z
dc.date.defesa 2017-11-08
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/669
dc.description TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a educação inclusiva, discutindo as atribuições referentes à prática docente e o perfil do professor para trabalhar nesse segmento. O trabalho foi composto de pesquisa bibliográfica, a qual analisou diversos e diferentes autores que abordam acerca da inclusão. Além de conceituar o tema, apresentar um breve histórico da inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais e traçar as atribuições colocadas ao docente nesse sentido, aborda a legislação que regulamenta essa modalidade de ensino e coloca exemplos que comprovam que a inclusão é um caminho possível. Portanto, o trabalho reflete a respeito da prática inclusivista de professores, buscando traçar as competências docentes necessárias para promover a inclusão, dentro e fora da sala de aula. Evidenciou-se que a legislação e os movimentos mundiais em torno da inclusão apresentaram um grande avanço em relação ao paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, porém, continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões normais da escola, na medida em que não investem na formação docente e continuada para o pleno êxito do trabalho inclusivo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.title Um olhar sobre a formação docente com vistas à perspectiva inclusivista na educação pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar Repositório


Busca avançada

Navegar

Minha conta