dc.contributor.author |
Rodrigues, Lara Naíne |
|
dc.contributor.mbanca |
Oliveira, Elizabeth Rocha de Carvalho |
|
dc.contributor.mbanca |
Silva, Neiva Maria Rodrigues |
|
dc.contributor.mbanca |
Lopes, Maria Francisca de Souza |
|
dc.contributor.orientador |
Oliveira, Elizabeth Rocha de Carvalho |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-23T11:27:16Z |
|
dc.date.available |
2019-01-23T11:27:16Z |
|
dc.date.defesa |
2017-11-08 |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/669 |
|
dc.description |
TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a educação inclusiva, discutindo as atribuições referentes à prática docente e o perfil do professor para trabalhar nesse segmento. O trabalho foi composto de pesquisa bibliográfica, a qual analisou diversos e diferentes autores que abordam acerca da inclusão. Além de conceituar o tema, apresentar um breve histórico da inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais e traçar as atribuições colocadas ao docente nesse sentido, aborda a legislação que regulamenta essa modalidade de ensino e coloca exemplos que comprovam que a inclusão é um caminho possível. Portanto, o trabalho reflete a respeito da prática inclusivista de professores, buscando traçar as competências docentes necessárias para promover a inclusão, dentro e fora da sala de aula. Evidenciou-se que a legislação e os movimentos mundiais em torno da inclusão apresentaram um grande avanço em relação ao paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, porém, continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões normais da escola, na medida em que não investem na formação docente e continuada para o pleno êxito do trabalho inclusivo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.title |
Um olhar sobre a formação docente com vistas à perspectiva inclusivista na educação |
pt_BR |
dc.type |
Working Paper |
pt_BR |