DSpace Repository

Síndrome de burnout: a silenciosa doença que acomete o professor das séries iniciais

Show simple item record

dc.contributor.author Leal, Lorena Carvalho
dc.contributor.mbanca Bessas, Débora Mariano de Andrade Taveira
dc.contributor.mbanca Mendonça, Maria de Fátima Lopes
dc.contributor.mbanca Silva, Neiva Maria Rodrigues
dc.contributor.orientador Bessas, Débora Mariano de Andrade Taveira
dc.date.accessioned 2019-01-23T12:02:15Z
dc.date.available 2019-01-23T12:02:15Z
dc.date.defesa 2017-11-20
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/670
dc.description TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A relação homem/trabalho constitui-se como ferramenta fundamental na vida do indivíduo, e se estende não somente na condição de realizar-se financeiramente, mas também transcorre no que diz respeito à realização pessoal, ou seja, a “sentir-se útil” na sua atividade profissional. Porém, da mesma maneira que este se configura como um fator que pode desencadear reações positivas na vida da pessoa, ele também pode afetá-la de modo negativo, atingindo, portanto, sua saúde física e psíquica e, consequentemente, influenciando e interferindo nos aspectos pessoal, social e organizacional. Uma das patologias capazes de trazer desequilíbrio à saúde do trabalhador é o Burnout, que se apresenta como uma síndrome que acomete todas as áreas profissionais, em especial, os professores, público-alvo desta pesquisa, devido à sua estreita relação com o seu “objeto” de trabalho. Com base nisso, em razão da sua complexidade e por ser capaz de acarretar sérios prejuízos em toda a dinâmica educacional, a pesquisa busca compreendê-la e explicitar, a partir de revisão bibliográfica feita em livros e artigos, informações sobre as variáveis que a engloba, como causas, sintomas, prevenção, diagnóstico e possíveis estratégias de tratamento. Este trabalho apresenta a necessidade de conhecer melhor essa temática, para que os envolvidos no processo ensino - aprendizagem, além das entidades governamentais, sejam capazes de criar estratégias que auxiliem os docentes a lidarem melhor com todas as dificuldades encontradas no dia a dia, com o intuito de sempre manter acesa a principal sustentação do seu trabalho, que é o amor pela profissão e a crença na transformação do mundo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Burnout pt_BR
dc.subject Stress profissional pt_BR
dc.subject Esgotamento profissional pt_BR
dc.title Síndrome de burnout: a silenciosa doença que acomete o professor das séries iniciais pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account