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A relação homem/trabalho constitui-se como ferramenta fundamental na vida do indivíduo, e se estende não somente na condição de realizar-se financeiramente, mas também transcorre no que diz respeito à realização pessoal, ou seja, a “sentir-se útil” na sua atividade profissional. Porém, da mesma maneira que este se configura como um fator que pode desencadear reações positivas na vida da pessoa, ele também pode afetá-la de modo negativo, atingindo, portanto, sua saúde física e psíquica e, consequentemente, influenciando e interferindo nos aspectos pessoal, social e organizacional. Uma das patologias capazes de trazer desequilíbrio à saúde do trabalhador é o Burnout, que se apresenta como uma síndrome que acomete todas as áreas profissionais, em especial, os professores, público-alvo desta pesquisa, devido à sua estreita relação com o seu “objeto” de trabalho. Com base nisso, em razão da sua complexidade e por ser capaz de acarretar sérios prejuízos em toda a dinâmica educacional, a pesquisa busca compreendê-la e explicitar, a partir de revisão bibliográfica feita em livros e artigos, informações sobre as variáveis que a engloba, como causas, sintomas, prevenção, diagnóstico e possíveis estratégias de tratamento. Este trabalho apresenta a necessidade de conhecer melhor essa temática, para que os envolvidos no processo ensino - aprendizagem, além das entidades governamentais, sejam capazes de criar estratégias que auxiliem os docentes a lidarem melhor com todas as dificuldades encontradas no dia a dia, com o intuito de sempre manter acesa a principal sustentação do seu trabalho, que é o amor pela profissão e a crença na transformação do mundo. |
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