| dc.contributor.author | Cunha, Luana de Fátima | |
| dc.contributor.mbanca | Soares, Jane | |
| dc.contributor.mbanca | Silva, Neiva Maria Rodrigues | |
| dc.contributor.mbanca | Ribeiro, Suzicássia Silva | |
| dc.contributor.orientador | Soares, Jane | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-23T12:29:29Z | |
| dc.date.available | 2019-01-23T12:29:29Z | |
| dc.date.defesa | 2018-11-19 | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/672 | |
| dc.description | TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2018. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Conduziu-se, este trabalho, com o objetivo de dialogar com autores que enfatizam a relevância da resolução de problemas no ensino de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Pretende-se compreender de que forma a resolução de problemas pode contribuir para o processo de elaboração e processamento do conhecimento matemático. É necessário evidenciar que a resolução de problemas pode se configurar como uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar o processo ensino-aprendizagem de matemática. Diante disso, é possível afirmar que ela apresenta repercussões positivas que interferem nas ações e no processo decisivo do sujeito, de modo a conduzi-lo ao pensamento reflexivo e lógico a respeito de uma determinada situação, além de permitir que ele elabore conceitos relativos à matemática. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão bibliográfica que consta de artigos científicos, livros e documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Conteúdo Básico Comum (CBC), e também em especialistas e estudiosos do tema como Onuchic (2014), Polya (2006), Fiorentini e Lorenzato (2012), Dante (2009), Onuchic e Allevato (2011). | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Matemática | pt_BR |
| dc.title | A resolução de problemas na perspectiva da educação matemática | pt_BR |
| dc.type | Working Paper | pt_BR |