dc.contributor.author |
Cunha, Luana de Fátima |
|
dc.contributor.mbanca |
Soares, Jane |
|
dc.contributor.mbanca |
Silva, Neiva Maria Rodrigues |
|
dc.contributor.mbanca |
Ribeiro, Suzicássia Silva |
|
dc.contributor.orientador |
Soares, Jane |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-23T12:29:29Z |
|
dc.date.available |
2019-01-23T12:29:29Z |
|
dc.date.defesa |
2018-11-19 |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/672 |
|
dc.description |
TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Conduziu-se, este trabalho, com o objetivo de dialogar com autores que enfatizam a relevância da resolução de problemas no ensino de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Pretende-se compreender de que forma a resolução de problemas pode contribuir para o processo de elaboração e processamento do conhecimento matemático. É necessário evidenciar que a resolução de problemas pode se configurar como uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar o processo ensino-aprendizagem de matemática. Diante disso, é possível afirmar que ela apresenta repercussões positivas que interferem nas ações e no processo decisivo do sujeito, de modo a conduzi-lo ao pensamento reflexivo e lógico a respeito de uma determinada situação, além de permitir que ele elabore conceitos relativos à matemática. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão bibliográfica que consta de artigos científicos, livros e documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Conteúdo Básico Comum (CBC), e também em especialistas e estudiosos do tema como Onuchic (2014), Polya (2006), Fiorentini e Lorenzato (2012), Dante (2009), Onuchic e Allevato (2011). |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
A resolução de problemas na perspectiva da educação matemática |
pt_BR |
dc.type |
Working Paper |
pt_BR |