| dc.contributor.author | Rangel, Michelle Rocha | |
| dc.contributor.mbanca | Soares, Jane | |
| dc.contributor.mbanca | Silva, Neiva Maria Rodrigues | |
| dc.contributor.mbanca | Couto, Fernanda Maria | |
| dc.contributor.orientador | Soares, Jane | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-23T13:12:04Z | |
| dc.date.available | 2019-01-23T13:12:04Z | |
| dc.date.defesa | 2017-11-08 | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/674 | |
| dc.description | TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2017. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) nas escolas de ensino regular é um assunto novo no Brasil e pouco discutido. Devido à falta de informação e discussão sobre o tema, profissionais de apoio se sentem desamparados e despreparados, podendo prejudicar o desenvolvimento desses alunos. Por meio de uma revisão bibliográfica e relatos positivos da atuação de profissionais de apoio, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da atuação desses profissionais na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos com NEE, e confirmar como eles influenciam positivamente no desenvolvimento e na vida dessas crianças quando o trabalho é desenvolvido de maneira correta de acordo com as suas atribuições. A pesquisa traz um breve histórico sobre a inclusão dessas pessoas nas escolas, apresenta quais são os profissionais de apoio e suas atribuições, explica como o profissional de apoio pode contribuir com os alunos na Zona de Desenvolvimento Proximal e traz relatos com contribuições positivas desses profissionais na vida de alguns alunos. As informações aqui trazidas podem ajudar pessoas e profissionais que estão procurando maneiras de auxiliar crianças com NEE a se desenvolverem melhor. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
| dc.title | O profissional de apoio e a sua importância na zona de desenvolvimento proximal do aluno com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
| dc.type | Working Paper | pt_BR |