dc.contributor.author |
Rangel, Michelle Rocha |
|
dc.contributor.mbanca |
Soares, Jane |
|
dc.contributor.mbanca |
Silva, Neiva Maria Rodrigues |
|
dc.contributor.mbanca |
Couto, Fernanda Maria |
|
dc.contributor.orientador |
Soares, Jane |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-23T13:12:04Z |
|
dc.date.available |
2019-01-23T13:12:04Z |
|
dc.date.defesa |
2017-11-08 |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/674 |
|
dc.description |
TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) nas escolas de ensino regular é um assunto novo no Brasil e pouco discutido. Devido à falta de informação e discussão sobre o tema, profissionais de apoio se sentem desamparados e despreparados, podendo prejudicar o desenvolvimento desses alunos. Por meio de uma revisão bibliográfica e relatos positivos da atuação de profissionais de apoio, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da atuação desses profissionais na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos com NEE, e confirmar como eles influenciam positivamente no desenvolvimento e na vida dessas crianças quando o trabalho é desenvolvido de maneira correta de acordo com as suas atribuições. A pesquisa traz um breve histórico sobre a inclusão dessas pessoas nas escolas, apresenta quais são os profissionais de apoio e suas atribuições, explica como o profissional de apoio pode contribuir com os alunos na Zona de Desenvolvimento Proximal e traz relatos com contribuições positivas desses profissionais na vida de alguns alunos. As informações aqui trazidas podem ajudar pessoas e profissionais que estão procurando maneiras de auxiliar crianças com NEE a se desenvolverem melhor. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.title |
O profissional de apoio e a sua importância na zona de desenvolvimento proximal do aluno com necessidades educacionais especiais |
pt_BR |
dc.type |
Working Paper |
pt_BR |