Repositorio Institucional

O profissional de apoio e a sua importância na zona de desenvolvimento proximal do aluno com necessidades educacionais especiais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rangel, Michelle Rocha
dc.contributor.mbanca Soares, Jane
dc.contributor.mbanca Silva, Neiva Maria Rodrigues
dc.contributor.mbanca Couto, Fernanda Maria
dc.contributor.orientador Soares, Jane
dc.date.accessioned 2019-01-23T13:12:04Z
dc.date.available 2019-01-23T13:12:04Z
dc.date.defesa 2017-11-08
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/674
dc.description TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) nas escolas de ensino regular é um assunto novo no Brasil e pouco discutido. Devido à falta de informação e discussão sobre o tema, profissionais de apoio se sentem desamparados e despreparados, podendo prejudicar o desenvolvimento desses alunos. Por meio de uma revisão bibliográfica e relatos positivos da atuação de profissionais de apoio, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da atuação desses profissionais na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos com NEE, e confirmar como eles influenciam positivamente no desenvolvimento e na vida dessas crianças quando o trabalho é desenvolvido de maneira correta de acordo com as suas atribuições. A pesquisa traz um breve histórico sobre a inclusão dessas pessoas nas escolas, apresenta quais são os profissionais de apoio e suas atribuições, explica como o profissional de apoio pode contribuir com os alunos na Zona de Desenvolvimento Proximal e traz relatos com contribuições positivas desses profissionais na vida de alguns alunos. As informações aqui trazidas podem ajudar pessoas e profissionais que estão procurando maneiras de auxiliar crianças com NEE a se desenvolverem melhor. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.title O profissional de apoio e a sua importância na zona de desenvolvimento proximal do aluno com necessidades educacionais especiais pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar Repositório


Busca avançada

Navegar

Minha conta