dc.contributor.author |
Faria, Nádia Rodrigues de |
|
dc.contributor.mbanca |
Lopes, Maria Francisca de Souza |
|
dc.contributor.mbanca |
Souza, João Marcos Cardoso de |
|
dc.contributor.mbanca |
Silva, Neiva Maria Rodrigues |
|
dc.contributor.orientador |
Lopes, Maria Francisca de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-23T13:44:08Z |
|
dc.date.available |
2019-01-23T13:44:08Z |
|
dc.date.defesa |
2018-11-07 |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/675 |
|
dc.description |
TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Psicomotricidade é uma ciência que deve ser reconhecida e valorizada no desenvolvimento global do indivíduo em todas suas fases. Este estudo, de natureza descritiva, foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica que tem como objetivo: compreender a importância do trabalho psicomotor na Educação Infantil; apontar as principais atividades e ações psicomotoras a serem trabalhadas nessa modalidade de ensino. As contribuições teóricas para esta elaboração partiram dos seguintes autores: John C. Ozmun e David L. Gallahue, Jean Le Bouch, Ricardo Martins Porto Lussac, Luciano Osmar Menezes, L. Staes e A. de Meur, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. A sistematização da pesquisa possibilitou constatar, partindo de concepções de vários autores, que a educação psicomotora só terá êxito se introduzida desde a mais tenra idade, facilitando no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, verifica-se que para uma atuação eficiente por parte do educador, sua formação e seu conhecimento nessa área são aspectos significativos na formação integral dos alunos. A psicomotricidade está diretamente ligada ao desenvolvimento global da criança e antes de aprender matemática, história, português, os ensinamentos formais, o corpo precisa estar organizado, com todos os elementos psicomotores estruturados. Por isso, o tema deve estar em pauta nas discussões do cenário educacional, pois somente a reflexão possibilitará aos educadores o entendimento sobre essa ciência e explorá-la da melhor forma possível. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Psicomotricidade |
pt_BR |
dc.title |
A psicomotricidade na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Working Paper |
pt_BR |