Resumo:
A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que atinge, especificamente, o desenvolvimento da leitura e da escrita. Atualmente, alcança um percentual em torno de 15% dos estudantes, gerando déficits de aprendizagem significativos, merecendo, portanto, muita atenção, tanto por parte dos pais quanto dos educadores. Nesse contexto, este estudo apresenta como tema a dislexia e objetiva verificar se uma criança com dislexia consegue aprender a ler e a escrever, estando matriculada em uma escola regular. Utiliza como metodologia a revisão bibliográfica, apoiada, principalmente, nas ideias de autores como Ianhez e Nico (2002), Santos (1987), Frank, Livingston e Kassener (2003), Muszkat e Rizzutti (2012), Shaywitz (2006), dentre outros. O trabalho procura pontuar quais são os métodos de ensino adequados que o professor deve usar para alfabetizar uma criança com dislexia. Por meio desta pesquisa, torna-se notório que a dislexia é um tema pouco divulgado no cenário educacional e também social – porém, muito real nas instituições escolares – e complexo, que dificulta a aprendizagem da leitura, da escrita e ainda prejudica o desenvolvimento escolar, emocional e social da criança.