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Brinquedos e brincadeiras: de meninos ou de meninas?

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dc.contributor.author Ribeiro, Sabrina Silva
dc.contributor.mbanca Silva, Neiva Maria Rodrigues
dc.contributor.mbanca Zorkot, Laila
dc.contributor.mbanca Couto, Fernanda Maria
dc.contributor.orientador Silva, Neiva Maria Rodrigues
dc.date.accessioned 2019-01-23T19:00:45Z
dc.date.available 2019-01-23T19:00:45Z
dc.date.defesa 2018-10-25
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/677
dc.description TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho, tem como objetivo identificar, por meio de estudos de revisão bibliográfica, as situações em que os brinquedos e as brincadeiras são destinados para cada sexo, na Educação Infantil. Pretende-se compreender como meninos e meninas vivenciam momentos em que tenham que optar por um brinquedo ou por uma brincadeira. Estes, por sua vez, apreenderam ao longo da história que há padronizações e regras que determinam as identidades femininas e masculinas, que os tornam diferentes entre si. Diante disso, é necessário refletir e analisar como ambos os sexos são condicionados a se comportarem, a fim de que consigam atender aos padrões de estereótipos que são atribuídos ao sujeito. Assim, a escolha do tema está relacionada aos discursos socialmente construídos, que padronizam e modelam os comportamentos dos indivíduos. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho, foi a revisão bibliográfica, que consta de artigos científicos, livros e documentos como a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em estudiosos do tema como Nunes, Corsino e Didonet (2011), Auad (2016), Louro (2014), Ribeiro (2012), Eliot (2013), Finco (2010), Silva (2016). Demonstrou- se nesta pesquisa, a importância de haver a ruptura dos estereótipos de gênero, pois eles impedem que o sexo feminino e masculino, estabeleçam uma relação harmoniosa e prazerosa nos instantes em que estes (as) tenham que fazer suas escolhas, pois elas são guiadas determinações impositivas, que limitam as atividades de meninos e de meninas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Brinquedos pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Meninos-Meninas pt_BR
dc.title Brinquedos e brincadeiras: de meninos ou de meninas? pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


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