dc.contributor.author |
Pinto, Ana Cláudia Pereira |
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dc.contributor.mbanca |
Ferreira, Syrlei Maria |
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dc.contributor.mbanca |
Torres, Margarita Rodrigues |
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dc.contributor.mbanca |
Carvalho, Wanessa Antunes de |
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dc.contributor.orientador |
Ferreira, Syrlei Maria |
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dc.date.accessioned |
2019-01-30T18:40:21Z |
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dc.date.available |
2019-01-30T18:40:21Z |
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dc.date.defesa |
2018-11-05 |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br/xmlui/handle/123456789/679 |
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dc.description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário de Formiga, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Trabalho de conclusão de curso referente ao projeto de leitura na educação infantil “Eu quero ler”, desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil: CEMEI Sinhá Natico. O objetivo foi avaliar a sua influência no desenvolvimento das crianças, tanto na alfabetização, quanto nas suas ações cognitivas e sua socialização, durante a educação infantil, que é a primeira etapa da educação básica, desenvolvida de zero aos seis anos de idade. A leitura influencia como os leitores enxergam o mundo, expande o imaginário, é um processo abrangente e complexo, sendo assim, surge os questionamentos: é possível afirmar que os projetos de contação de histórias influenciam positivamente no desenvolvimento social, cognitivo e afetivo dos ouvintes? É realmente possível a leitura no berçário? A leitura influencia nas ações cognitivas e de socialização da criança? Auxilia nos processos de alfabetização e letramento? Presume-se que a leitura contribua para a realização dos benefícios citados, sendo indispensável a ação dos pais, professores e bibliotecários no incentivo contínuo às práticas leitoras desde a primeira infância, para que o gosto se transforme em hábito diário de leitura. As diretrizes governamentais e políticas públicas desempenham fundamental papel de apoio nesse processo. O estudo contribui para ressaltar contribuições do projeto de leitura e o desenvolvimento dos alunos participantes. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso exploratório, e holístico, devido aos questionários aplicados aos professores da escola no ano de 2017, considerando as diretrizes éticas da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. A observação foi feita no decorrer do projeto através de visitas no ano de 2018 e obtidos depoimentos dos pais em conversas informais com a pesquisadora. Os resultados obtidos permitiram visualizar a necessidade de maior participação dos pais, mas grande satisfação das atividades que o projeto “Eu quero ler” propõe. Concluiu-se que esse projeto tem realizado de forma eficaz e eficiente o que foi proposto, contribuindo no desenvolvimento de seus alunos e influenciando o gosto pela leitura. |
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dc.language.iso |
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dc.subject |
Leitura-Educação infantil |
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dc.subject |
Leitura-Projeto educacional |
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dc.title |
Contribuição da leitura na educação infantil: relato de experiência no Centro Municipal de Educação Infantil-CEMEI "Sinhá Natico" em Pains-MG |
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dc.type |
Working Paper |
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