| dc.contributor.author | Pinto, Ana Cláudia Pereira | |
| dc.contributor.mbanca | Ferreira, Syrlei Maria | |
| dc.contributor.mbanca | Torres, Margarita Rodrigues | |
| dc.contributor.mbanca | Carvalho, Wanessa Antunes de | |
| dc.contributor.orientador | Ferreira, Syrlei Maria | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-30T18:40:21Z | |
| dc.date.available | 2019-01-30T18:40:21Z | |
| dc.date.defesa | 2018-11-05 | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br/xmlui/handle/123456789/679 | |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário de Formiga, 2018. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Trabalho de conclusão de curso referente ao projeto de leitura na educação infantil “Eu quero ler”, desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil: CEMEI Sinhá Natico. O objetivo foi avaliar a sua influência no desenvolvimento das crianças, tanto na alfabetização, quanto nas suas ações cognitivas e sua socialização, durante a educação infantil, que é a primeira etapa da educação básica, desenvolvida de zero aos seis anos de idade. A leitura influencia como os leitores enxergam o mundo, expande o imaginário, é um processo abrangente e complexo, sendo assim, surge os questionamentos: é possível afirmar que os projetos de contação de histórias influenciam positivamente no desenvolvimento social, cognitivo e afetivo dos ouvintes? É realmente possível a leitura no berçário? A leitura influencia nas ações cognitivas e de socialização da criança? Auxilia nos processos de alfabetização e letramento? Presume-se que a leitura contribua para a realização dos benefícios citados, sendo indispensável a ação dos pais, professores e bibliotecários no incentivo contínuo às práticas leitoras desde a primeira infância, para que o gosto se transforme em hábito diário de leitura. As diretrizes governamentais e políticas públicas desempenham fundamental papel de apoio nesse processo. O estudo contribui para ressaltar contribuições do projeto de leitura e o desenvolvimento dos alunos participantes. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso exploratório, e holístico, devido aos questionários aplicados aos professores da escola no ano de 2017, considerando as diretrizes éticas da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. A observação foi feita no decorrer do projeto através de visitas no ano de 2018 e obtidos depoimentos dos pais em conversas informais com a pesquisadora. Os resultados obtidos permitiram visualizar a necessidade de maior participação dos pais, mas grande satisfação das atividades que o projeto “Eu quero ler” propõe. Concluiu-se que esse projeto tem realizado de forma eficaz e eficiente o que foi proposto, contribuindo no desenvolvimento de seus alunos e influenciando o gosto pela leitura. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Leitura-Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Leitura-Projeto educacional | pt_BR |
| dc.title | Contribuição da leitura na educação infantil: relato de experiência no Centro Municipal de Educação Infantil-CEMEI "Sinhá Natico" em Pains-MG | pt_BR |
| dc.type | Working Paper | pt_BR |