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Marketing em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na biblioteca Ângela Vaz Leão do UNIFOR-MG

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dc.contributor.author Silva, Maria Eduarda Francisca
dc.contributor.mbanca Ferreira, Syrlei Maria
dc.contributor.mbanca Torres, Margarita Rodrigues
dc.contributor.mbanca Carvalho, Wanessa Antunes de
dc.contributor.orientador Ferreira, Syrlei Maria
dc.date.accessioned 2019-01-30T19:41:37Z
dc.date.available 2019-01-30T19:41:37Z
dc.date.defesa 2018-11-05
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br/xmlui/handle/123456789/681
dc.description TCC (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário de Formiga, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Trabalho de conclusão de curso sobre a importância da utilização do marketing em organizações que não visam o lucro, principalmente em bibliotecas universitárias. O objetivo principal consistiu em analisar as estratégias de marketing aplicadas pela Biblioteca Ângela Vaz Leão do UNIFOR-MG e seus resultados. Questiona: O marketing da Biblioteca Ângela Vaz Leão é aplicado com qualidade, satisfazendo os seus usuários? A hipótese norteadora da pesquisa consistiu na previsibilidade de que as estratégias de marketing que são utilizadas pela biblioteca atingem seu público-alvo, fazendo com que seus produtos e serviços sejam conhecidos e utilizados satisfatoriamente. O marketing, por ser um método que exige inovações, pode provocar uma resistência nos profissionais. Geralmente, ficam receosos em relação à mudança, pois temem perder aquilo que já conquistaram, o que não acontecerá se houver uma boa organização das atividades que serão realizadas. O marketing na biblioteca universitária tem como objetivos atrair os usuários, fidelizar os já existentes, proporcionar uma boa imagem da biblioteca, facilitar nos processos de avaliação que a instituição oferece, ajudar no reconhecimento dos cursos, entre outros benefícios. Foi realizado um levantamento bibliográfico para que fosse possível a realização do referencial teórico no qual apresenta-se a definição do marketing e suas aplicações em organizações com e sem fins lucrativos; explica-se a origem e aplicação do marketing nessas unidades de informação; define as duas categorias das organizações sem fins lucrativos as ONGs e OSCIPs; caracteriza as bibliotecas universitárias e a aplicação do marketing em bibliotecas universitárias, também apresenta um breve histórico da Biblioteca Ângela Vaz Leão. A pesquisa classificou-se como um estudo de caso holístico, com aplicação de questionários aos alunos de alguns cursos escolhidos, bibliotecárias e para o coordenador do Departamento de Comunicação do UNIFOR-MG, responsável pelo marketing da biblioteca. Com a análise dos dados, foi possível concluir que os produtos/serviços oferecidos pela biblioteca são razoavelmente conhecidos e utilizados pelos usuários da biblioteca, porém, também há alguns produtos/serviços que não são conhecidos e que necessitam de um marketing mais arrojado para que haja maior utilização, maior fidelização dos usuários reais e conquista de usuários potenciais. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Marketing-Biblioteca universitária pt_BR
dc.title Marketing em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na biblioteca Ângela Vaz Leão do UNIFOR-MG pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


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