Repositorio Institucional

Biblioterapia de desenvolvimento pessoal em crianças em idade pré-escolar: estudo de caso em uma escola de educação infantil da cidade de Arcos-MG

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dc.contributor.author Rocha, Renata Raiane
dc.contributor.mbanca Ferreira, Syrlei Maria
dc.contributor.mbanca Torres, Margarita Rodrigues
dc.contributor.mbanca Carvalho, Wanessa Antunes de
dc.contributor.orientador Ferreira, Syrlei Maria
dc.date.accessioned 2019-01-31T11:51:02Z
dc.date.available 2019-01-31T11:51:02Z
dc.date.defesa 2018-11-05
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br/xmlui/handle/123456789/682
dc.description TCC (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário de Formiga, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Trabalho de conclusão de curso sobre Biblioterapia de Desenvolvimento Pessoal (BDP). O objetivo geral do estudo consiste em investigar sobre os benefícios da BDP, recurso terapêutico que utiliza-se de atividades lúdicas, contação de histórias, leitura, para crianças em idade pré-escolar. Investiga: Os pais, professores e diretora da escola de educação infantil Passos Firmes têm conhecimento teórico sobre a biblioterapia? Como são escolhidas as histórias a serem contadas? Parte-se do pressuposto de que a BDP caracteriza-se pela elevação da autoestima, pela exploração de valores morais e sociais, pela prevenção de problemas de indisciplina, pela conscientização das emoções positivas e negativas. Porém, como os aplicadores do projeto a ser analisado, são os pais de família das crianças da escola infantil, pressupõe-se que a escolha das atividades e da contação de histórias seja mais intuitiva pelo fato de a BDP exige um conhecimento teórico prévio, que não deve fazer parte de suas rotinas. Descreve os componentes biblioterapêuticos: catarse, humor, identificação, projeção, introjeção, introspecção. A observação de comportamentos de personagens das histórias, proporciona aos alunos a reflexão sobre valores morais e sociais, interiorizando atitudes éticas e responsáveis em seu cotidiano. Reflete sobre a importância dos benefícios da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças. A contação de histórias é instrumento de apoio de fundamental relevância para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Define emoção como uma resposta do corpo humano diante de estímulos exteriores, que exprime reações, perante um fato ocorrido. Classifica as emoções, ressaltando o fato de que a exteriorização de emoções positivas e negativas representa papel fundamental para o equilíbrio emocional. Discorre sobre as teorias de Piaget e Vygostky para o desenvolvimento infantil. Enfatiza o papel da literatura infantil que atua nas mentes, expandindo as emoções e sentimentos, ampliando as experiências de vida e estimulando o gosto pela leitura. O estudo de caso holístico apresenta e discute os resultados alcançados com as técnicas de observação e aplicação de questionários para diretora, professores e pais dos alunos investigados. Conclui-se que a BDP, mesmo não sendo aplicada com os conhecimentos teóricos, auxilia no desenvolvimento cognitivo, emocional e literário das crianças. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Biblioterapia pt_BR
dc.subject Biblioterapia-Educação infantil pt_BR
dc.title Biblioterapia de desenvolvimento pessoal em crianças em idade pré-escolar: estudo de caso em uma escola de educação infantil da cidade de Arcos-MG pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


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