Resumo:
A concorrência tem desencadeado um processo acirrado na disputa por novos
mercados, na manutenção de clientes e conseqüentemente a competitividade.
Nesse sentido, criar estratégias e formas de manutenção de clientes é vital para o
sucesso de qualquer organização. Portanto, entende-se que só atingirão os
objetivos aqueles que fidelizarem seus clientes, atitude possível a partir do
entendimento dos desejos e anseios de seus clientes. Assim sendo, este estudo é
relevante à medida que busca analisar o comportamento do consumidor diante do
sistema logístico em uma empresa do setor de distribuição de água mineral. Ao se
interessar em otimizar suas ações de logística e marketing, a empresa poderá ser
capaz de ter um serviço de melhor qualidade. Além disso, a realização efetiva de
gestão e planejamento consistente poderá servir de suporte para a utilização de um
sistema de gestão da qualidade, proporcionando condições favoráveis para alcançar
maior competitividade e satisfação dos clientes. Do ponto de vista profissional, a
melhoria das ações relacionadas ao comportamento e satisfação do consumidor
poderá gerar um aumento da participação da empresa no mercado,
conseqüentemente maior satisfação de seus clientes, bem como mais empregos
para a região onde está instalada. Assim, para que a vantagem competitiva da
empresa seja percebida pelos seus clientes, é indispensável entender como eles
pensem para que se possa planejar ações voltadas para a satisfação do cliente,
gerando diferencial e se destacando da concorrência, ganhando maior participação
de mercado.
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga –
UNIFOR – MG, como exigência parcial
para obtenção do título de bacharel em Engenharia de Produção. Orientadora: Profª. Msc. Andréa da Silva Peçanha