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Análise do comportamento do CBUQ com agregados e cimentos asfálticos diferentes

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dc.contributor.author Alvarenga, Bruno Souza
dc.contributor.mbanca Silva, Paulo José
dc.contributor.mbanca Salles, Ronan Souza
dc.contributor.mbanca Corrêa, Karla Cristine Macêdo
dc.contributor.orientador Silva, Paulo José
dc.date.accessioned 2019-03-27T14:41:18Z
dc.date.available 2019-03-27T14:41:18Z
dc.date.defesa 2018-11-13
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/765
dc.description TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Com a crescente evolução do setor de estradas no Brasil, visto que a demanda por transporte de pessoas e mercadorias, e a expansão das ruas e avenidas das cidades, são cada vez maiores, a procura por pavimento flexível de melhor qualidade e durabilidade só tende a aumentar também. Diante desta situação e da disponibilidade de agregados graúdos e miúdos de origem calcária e gnáissica na região de Campo Belo, em Minas Gerais, foi proposta a análise do comportamento do concreto betuminoso usinado a quente com agregados e cimentos asfálticos diferentes, variando entre traços de pó gnáissico e brita calcária e pó calcário e brita gnáissica, ambos com cimento asfáltico de petróleo 50/70, que é convencional, e 60/85 que possui adição de polímeros SBS (estireno-butadieno-estireno), formando assim quatro traços distintos, que foram comparados entre si nos principais parâmetros como vazios cheios de betume, estabilidade e fluência, obtendo resultados que diferenciaram os melhores traços. No comparativo entre CAPs, os traços de pó gnáissico e brita calcária com CAP 60/85 foram superiores em 0,86% e 23,60% nos parâmetros de vazios cheios de betume e estabilidade, em relação aos mesmos traços com CAP 50/70, sendo que estes foram superiores em 7,91% no parâmetro fluência, em relação aos mesmos traços com CAP 60/85. Os traços de pó calcário e brita gnáissica com CAP 60/85 foram superiores em 33,76% e 10,97% nos parâmetros estabilidade e fluência, em relação aos mesmos traços com CAP 50/70, sendo que estes foram superiores em 0,17% no parâmetro vazios cheios de betume, em relação aos mesmos traços com CAP 60/85. No comparativo entre agregados, os traços de CAP 60/85 com pó gnáissico e brita calcária foram superiores em 1,13% e 6,57% nos parâmetros de vazios cheios de betume e estabilidade, em relação aos mesmos traços com pó calcário e brita gnáissica, sendo que estes foram superiores em 25,79% no parâmetro fluência, em relação aos mesmos traços com pó gnáissico e brita calcária. Os traços de CAP 50/70 com pó gnáissico e brita calcária foram superiores em 0,086% e 15,33% nos parâmetros vazios cheios de betume e estabilidade, em relação aos mesmos traços com pó calcário e brita gnáissica, sendo que estes foram superiores em 5,03% no parâmetro fluência em relação aos mesmos traços com pó gnáissico e brita calcária. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Asfalto pt_BR
dc.subject Asfalto-Agregados pt_BR
dc.subject Asfalto-Cimento pt_BR
dc.title Análise do comportamento do CBUQ com agregados e cimentos asfálticos diferentes pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


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