dc.contributor.author |
Pedrosa, Luiz Eduardo de Paiva |
|
dc.contributor.mbanca |
Sornas, Mariana Del Hoyo |
|
dc.contributor.mbanca |
Fonseca, Tânia Aparecida de Oliveira |
|
dc.contributor.mbanca |
Silva, Cintian Carla |
|
dc.contributor.orientador |
Sornas, Mariana Del Hoyo |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-12T14:49:20Z |
|
dc.date.available |
2019-04-12T14:49:20Z |
|
dc.date.defesa |
2018-11-07 |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/792 |
|
dc.description |
TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A logística nacional é responsável pela distribuição de matéria prima e de bens de consumo por toda a extensão territorial do Brasil, consequentemente, os custos logísticos influenciam diretamente no valor desses itens, por isso o investimento no setor de transporte pode influenciar diretamente no desenvolvimento de um país. No início do século XIX, o mundo estava em plena revolução industrial e com os novos adventos surgiram novos meios de transporte, a principal delas, a ferrovia. Esta nova tecnologia chegou ao Brasil apenas no meio do século, mais precisamente no ano de 1845 e de lá pra cá, passou por épocas de acentuado crescimento e de declínio na sua extensão, em parte essas variações se devem aos investimentos em outros modais em detrimento do modal ferroviário e por períodos de crises econômicas e guerras, no final do século XX os investimentos nas rodovias deixaram o Brasil “refém” deste modal se comparado com países de mesma proporção territorial causando assim vários problemas sociais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Infraestrutura de transportes |
pt_BR |
dc.subject |
Ferrovias-Investimentos |
pt_BR |
dc.title |
A defasagem da malha ferroviária brasileira e a sua real necessidade de investimentos |
pt_BR |
dc.type |
Working Paper |
pt_BR |