| dc.contributor.author | Pedrosa, Luiz Eduardo de Paiva | |
| dc.contributor.mbanca | Sornas, Mariana Del Hoyo | |
| dc.contributor.mbanca | Fonseca, Tânia Aparecida de Oliveira | |
| dc.contributor.mbanca | Silva, Cintian Carla | |
| dc.contributor.orientador | Sornas, Mariana Del Hoyo | |
| dc.date.accessioned | 2019-04-12T14:49:20Z | |
| dc.date.available | 2019-04-12T14:49:20Z | |
| dc.date.defesa | 2018-11-07 | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/792 | |
| dc.description | TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga, 2018. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A logística nacional é responsável pela distribuição de matéria prima e de bens de consumo por toda a extensão territorial do Brasil, consequentemente, os custos logísticos influenciam diretamente no valor desses itens, por isso o investimento no setor de transporte pode influenciar diretamente no desenvolvimento de um país. No início do século XIX, o mundo estava em plena revolução industrial e com os novos adventos surgiram novos meios de transporte, a principal delas, a ferrovia. Esta nova tecnologia chegou ao Brasil apenas no meio do século, mais precisamente no ano de 1845 e de lá pra cá, passou por épocas de acentuado crescimento e de declínio na sua extensão, em parte essas variações se devem aos investimentos em outros modais em detrimento do modal ferroviário e por períodos de crises econômicas e guerras, no final do século XX os investimentos nas rodovias deixaram o Brasil “refém” deste modal se comparado com países de mesma proporção territorial causando assim vários problemas sociais. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Infraestrutura de transportes | pt_BR |
| dc.subject | Ferrovias-Investimentos | pt_BR |
| dc.title | A defasagem da malha ferroviária brasileira e a sua real necessidade de investimentos | pt_BR |
| dc.type | Working Paper | pt_BR |