Repositorio Institucional

Elaboração do planejamento estratégico: um estudo de caso em uma pequena empresa do setor de equipamentos de combate a incêndio e proteção individual

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Fernanda Mateus
dc.date.accessioned 2011-04-12T14:11:49Z
dc.date.available 2011-04-12T14:11:49Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/88
dc.description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Engenharia de Produção. Orientador: Profa. Ms. Andréa da Silva Peçanha. pt_BR, en
dc.description.abstract O planejamento estratégico é comumente visto como uma ferramenta de aplicação complexa, típica de empresas de grande porte. No entanto, os benefícios decorrentes de sua aplicação podem também ser usufruídos pelas pequenas empresas com a utilização de uma metodologia menos complexa e formal e, principalmente, considerando-se as principais características de gestão deste segmento de empresas. O planejamento estratégico apresenta-se como uma ferramenta que norteia os rumos e as ações da organização em seu ambiente externo e interno, caracterizando-se como um processo contínuo que permite definir seus objetivos e suas potencialidades e que orienta para o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um planejamento estratégico para uma pequena empresa do setor de equipamentos de combate à incêndio e proteção individual, através da metodologia proposta por Terence (2002), tendo sido analisadas todas as etapas que o integram. Através deste roteiro, foi estruturada a estratégia da empresa, definindo desde aspectos básicos como missão, visão, valores, fatores críticos de sucesso e diferenciais competitivos, chegando até a definição de objetivos, metas e ações futuras a serem percorridas. O trabalho demonstra que o planejamento estratégico, frequentemente visto como algo distante da pequena empresa, pode ser uma ferramenta capaz de gerar benefícios de curto e longo prazo, necessários para melhorar suas condições de competitividade e sobrevivência. pt_BR, en
dc.subject Planejamento estratégico pt_BR, en
dc.subject Administração de empresas pt_BR, en
dc.subject Microempresas pt_BR, en
dc.subject Planejamento estratégico pt_BR
dc.subject Administração de empresas pt_BR
dc.subject Microempresas pt_BR
dc.title Elaboração do planejamento estratégico: um estudo de caso em uma pequena empresa do setor de equipamentos de combate a incêndio e proteção individual pt_BR, en


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar Repositório


Busca avançada

Navegar

Minha conta